Título: Padre Marcelo faz oração por Serra
Autor: Lima, Maria; Damé, Luiza; Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 04/06/2010, O País, p. 4

Tucano participa de missa no Santuário do Terço Bizantino

SÃO PAULO. Depois do público evangélico, o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, dedicou parte do seu feriado de Corpus Christi a uma aproximação com os cristãos católicos. Serra participou na manhã de ontem de uma missa no Santuário do Terço Bizantino, uma das mais populares de São Paulo. Na cerimônia, o padre Marcelo Rossi lembrou que este é um ano de eleição e pediu aos cerca de 15 mil fiéis que rezassem uma Ave Maria para o tucano.

O padre puxou a oração e foi acompanhado pelos presentes ali mesmo no santuário, na periferia da zona sul. A prece foi dedicada também ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), que acompanhava Serra.

¿ É ano de eleição. Vamos orar pelos nossos amigos prefeito Kassab e, de um modo especial, pelo governador Serra ¿ disse padre Marcelo, que, antes, havia pedido orações para crianças, mulheres e doentes.

Não é a primeira vez que o presidenciável visita um templo religioso na pré-campanha.

No feriado passado, 1ode Maio, Serra viajou a Santa Catarina para acompanhar um culto evangélico que reuniu 40 mil pessoas e teve patrocínio de administrações do PSDB. Na ocasião, ele pediu aos fiéis orações para ganhar sabedoria ao desenvolver seu projeto político para o país.

Em sua passagem ontem pelo santuário católico, o tucano foi mais contido. Serra assumiu o microfone apenas para fazer a leitura de um trecho do capítulo 14, versículo 18 a 20, do livro de Gênesis.

¿Naqueles dias Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abraão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da Terra, bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos e Abraão entregou-lhe o dízimo de tudo¿, leu.

A posição do pré-candidato, entretanto, era de destaque. Serra assistiu à missa do altar ao lado dos sacerdotes. Ao ser apresentado aos fiéis pelo bispo da Diocese de Santo Amaro, dom Fernando Figueiredo ¿ Serra chegou minutos após o início da celebração ¿, foi bastante aplaudido.

O tucano acenou para a multidão durante a missa, rezou, cantou, comungou e até acompanhou algumas músicas de padre Marcelo com palmas.

Serra não é o primeiro político a subir no altar de padre Marcelo. Em março do ano passado, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil, acompanhou uma missa do religioso. Em anos eleitorais, é comum a passagem de candidatos pelo Terço Bizantino.

Também não foi a estreia de Serra numa celebração do padre carismático. Em 2008, quando governador, o tucano participou de uma missa realizada no autódromo de Interlagos, na capital paulista.

Ao fim da celebração, que durou cerca de uma hora e meia, o pré-candidato foi embora sem dar entrevista. O prefeito Gilberto Kassab disse aos repórteres que ele e Serra foram convidados pelo próprio padre Marcelo para a missa.