Título: PT vai pedir que Serra explique na Justiça acusaçã a Dilma sobre dossíê
Autor: Lima, Maria; Damé, Luiza; Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 04/06/2010, O País, p. 4

Tucano diz que esse tipo de denúncia só prejudica a campanha eleitoral

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Vai parar na Justiça a briga dos précandidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) provocada pela denúncia de que integrantes da campanha de Dilma teriam fabricado um suposto dossiê sobre Verônica Serra, filha do tucano. A direção nacional do PT decidiu interpelar Serra judicialmente, para que confirme ou desminta suas declarações culpando diretamente Dilma pela encomenda de espionagem.

Segundo o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, a decisão é não ficar batendo boca com tucanos sobre o assunto, e levá-lo ao Judiciário. Se Serra reafirmar as acusações, o PT pretende processá-lo por calúnia, injúria e difamação.

¿ Serra fez acusações gravíssimas! Ele tem de provar que o tal dossiê existe, e, se existe, por quem foi feito. O ônus da prova é dele. Isso é uma das coisas boas do estado de direito.

Não vamos ficar batendo boca sobre isso ¿ disse Dutra.

A decisão de acionar Serra judicialmente foi tomada depois que o secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP), analisou as declarações do pré-candidato tucano publicadas pelos jornais. Na véspera, Dilma limitou-se a dizer que a acusação é ¿uma falsidade¿.

¿ A decisão (da interpelação) foi do PT. Serra fez uma acusação muito categórica, muito direta, mais grave que as declarações de Sérgio Guerra, que desafiou Dilma a responder sobre o caso. Ela foi comunicada.

O PT tem obrigação de defender sua candidata ¿ disse Dutra.

Marina pede campanha limpa

Anteontem à noite, em entrevista ao ¿Jornal da Noite¿, da Rede Bandeirantes, Serra voltou a falar do assunto e cobrou dos petistas uma campanha sem baixarias.

¿ Esse negócio de dossiê sujo é coisa que perturba. Isso não ajuda o Brasil e não ajuda uma boa campanha. Campanha tem que ser uma coisa educada, com ideias, discussões, oposições, mas não tratar o outro como inimigo e com baixaria.

O pré-candidato respondeu ainda à declaração de José Eduardo Dutra, que o acusou de sofrer de ¿pesquisite aguda¿: ¿ Primeiro, não estou mal nas pesquisas. Segundo, o que tem a ver chute na canela com pesquisa eleitoral? Responsável pelo encaminhamento da interpelação junto com os advogados do PT, o deputado José Eduardo Cardozo reclamou, via Twitter, dos rumos da pré-campanha.

¿Declarações do candidato tucano imputando a Dilma responsabilidades/ dossiê que sequer existe mostra histeria e falta de orientação política. É muito ruim para um candidato agir dessa forma, mostra que nossos adversários políticos estão perdidos e desesperados¿, escreveu ele.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), reagiu à iniciativa petista dizendo que o recurso à Justiça é uma ¿manobra de campanha¿.

Para o tucano, quem tem de dar explicações é Dilma.

¿ Isso é um esforço desesperado para tirar o foco da Dilma.

O problema não está na campanha do Serra, mas na de Dilma ¿ afirmou ele.

Sérgio Guerra lembrou que o PT adotou a prática de produzir dossiês contra os tucanos.

Ele citou o dossiê produzido na campanha de 2006 e o feito na Casa Civil, quando foram reunidas informações sobre os gastos da ex-primeiradama Ruth Cardoso, no cartão corporativo.