Título: Lula admite disputar eleições em 2014
Autor: Camarotti, Gerson; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 08/06/2010, O País, p. 3

"Não descarto (ser candidato)", diz presidente, para quem a Copa não afeta campanha

BRASÍLIA. Numa das entrevistas dos últimos dias sobre a Copa do Mundo, o presidente Lula admitiu disputar novamente as eleições em 2014. Ao responder à pergunta da ¿Band¿ se descartava ser candidato em 2014, o presidente respondeu que não, mas disse que, na Copa do Mundo do Brasil, vai assistir aos jogos, no Morumbi ou no Maracanã, como torcedor.

¿ Espero, como torcedor, estar no Morumbi ou no Maracanã assistindo ao jogo da seleção brasileira ¿ disse Lula.

O entrevistador perguntou se isso significava que descartava disputar as eleições de 2014, e Lula respondeu: ¿ Não, eu não descarto (ser candidato), mas a única coisa que tenho certeza é que vou estar fora do governo (na Copa de 2014).

Lula tem sido dúbio ao tratar da sucessão presidencial em 2014. Em 2007, à ¿Folha de S. Paulo¿, ele disse que a conjuntura política do momento indicaria se deveria ou não ser candidato.

No início deste ano, porém, ao ¿Estado de S. Paulo¿, Lula afirmou que não pensava em retornar à Presidência em 2014, porque o eleito teria direito de tentar a reeleição. Na última pesquisa Ibope/ TV Globo/Estadão, divulgada semana passada, Lula aparecia, na sondagem espontânea (quando os nomes não são apresentados), com 12%, contra 15% de Serra e 19% de Dilma.

A avaliação no meio político é que se a petista Dilma Rousseff for a eleita, dificilmente Lula disputaria a eleição presidencial de 2014. Mas, se o vitorioso for o tucano José Serra, o próprio PT não abriria mão da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto. Em 2015, quando iniciaria esse eventual terceiro mandato, Lula estará com 69 anos ¿ um ano a mais do que Serra tem hoje.

Nas entrevistas para ¿SBT¿ e ¿Band¿, Lula disse que Copa do Mundo não interfere no resultado eleitoral. Em 1994, quando o Brasil conquistou o tetra, Fernando Henrique Cardoso, candidato do governo, foi eleito presidente. Em 2002, na conquista do penta, venceu o candidato da oposição, o próprio Lula. O presidente reconheceu, porém, que a vitória deixa o candidato mais disposto: ¿ Não tem nenhuma relação, o Brasil ganhar ou perder, com a campanha. São duas coisas totalmente distintas. Lógico que para o candidato tem uma alegria: fazer campanha com o Brasil campeão do mundo é outra coisa. Mas quando chegar setembro, ninguém está lembrando mais de Copa, o pessoal está pensando é na campanha mesmo. Aí o que vai ser lembrado é a política econômica, é a política educacional, a de saúde, a de transporte; um candidato chutando a canela do outro sem pegar cartão vermelho, amarelo, que na campanha também tem jogo pesado.

Em entrevista ao ¿Esporte Espetacular¿, da TV GLOBO, Lula, sem citar nomes, acusou a oposição de ter orquestrado as vaias contra ele na abertura dos Jogos Pan-Americanos, em 2007, no Rio. Segundo Lula, as vaias são passado, mas ficou o desconforto de uma festa frustrada: ¿ Olha, para mim ficou uma coisa esquisita, porque eu tinha acabado de entrar no estádio.

Era um momento importante do governo. A única explicação que posso dar é que aquilo foi uma armação. Não me pergunte de quem. Não havia nenhuma razão para que aquilo tivesse acontecido.

Todos nós, que somos homens públicos, estamos sempre preparados, que isso pode acontecer em qualquer lugar. Agora, eu, sinceramente, deveria ter tido mais precaução. Acho que fomos muito ingênuos de deixar a organização do estádio por conta de alguém que nós sabemos que fazia oposição ao governo.

As entrevistas foram ao ar entre quarta-feira da semana passada e ontem.