Título: Em cinco meses, mais de dois fora de Brasília
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 08/06/2010, O País, p. 10

Lula ficou 61 dias viajando, sendo 27 no exterior; presidente anunciou que promete intensificar agenda pelo país

BRASÍLIA. Na véspera de um giro de três dias por cinco estados do Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que, até o fim do ano, vai viajar muito mais pelo país para inaugurar obras do governo federal, especialmente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), inclusive aos sábados e domingos. No primeiro semestre de 2010, Lula passou mais de dois meses fora de Brasília. Foram 61 dias viajando pelo Brasil e exterior. Ele ficou 27 dias no exterior e visitou 17 países.

No Brasil, Lula percorreu 33 cidades de 12 estados, sem contar os fins de semana que ele passou em São Bernardo do Campo, onde fica o apartamento de sua família. O presidente gastou 34 dias em eventos pelo país afora. A partir de hoje, Lula cumprirá um roteiro pelo Nordeste, a partir do Ceará, passando pelo Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe, com encerramento na Bahia. Até o fim do mês, deverá ir a Minas, ao Amazonas e ao Canadá, para a reunião do G-20 (grupo de países industrializados e emergentes).

¿ Tenho consciência de que até o final do governo vai aumentar a exigência de viagens.

Temos muitas coisas para inaugurar.

O PAC está a todo vapor. A última apresentação do PAC foi extraordinária. Com a capacidade de investimento e de pagamento que o governo está tendo nas obras do PAC, vou ter muita coisa para fazer. Eu quero fazer e não vou parar de fazer. Daqui a pouco, estaremos viajando sábado e domingo também, porque quero entregar o máximo possível de obras até o dia 31 de dezembro ¿ afirmou Lula, no seu programa de rádio ontem.

Viagens de campanha não foram contabilizadas O presidente não incluiu viagens da campanha. Ele já anunciou que subirá no palanque de Dilma Rousseff, sua pré-candidata à Presidência, e dos aliados que disputarão eleições. Viagens de campanha serão preferencialmente nos fins de semana e à noite nos dias úteis.

Lula aproveitou o programa semanal de rádio ¿Café com o presidente¿ para avaliar os eventos da semana passada e anunciar o roteiro no Nordeste.

Além de inaugurar Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e residências do Minha Casa, Minha Vida, vai assinar ordens de serviço para obras na BR-101 e se reunirá com empresários.

Lula lembrou que, na semana passada, inaugurou a UPA da Cidade de Deus, no Rio, e participou da formatura de alunos do programa Próximo Passo, que atendem beneficiários do BolsaFamília. E prometeu mais: disse que, até o fim do ano, pretende inaugurar 500 UPAs, das quais 337 estão sendo construídas.

¿ Estamos trabalhando para fazer com que a saúde esteja mais próxima de onde mora o cidadão. Um cidadão que tem um problema na sua casa, à noite, tem, na UPA, um lugar em que vai ser atendido; vai ter uma ligação com a ambulância do Samu, que vai buscá-lo e levá-lo num hospital, se ele precisar ser internado. Não vai ficar percorrendo, de ambulância, a cidade para achar um hospital.

Lula destacou a presença do Estado na Cidade de Deus, dizendo que o trabalho dos governos federal, estadual e municipal poderá transformar a favela num bairro. Segundo ele, as políticas públicas podem levar às comunidades saúde, educação, cultura, emprego e formação profissional. Lula citou o Próximo Passo, que oferece qualificação profissional aos beneficiários do Bolsa Família.

¿ Estamos criando uma porta de saída, na verdade, formando as pessoas do Bolsa Família e arrumando emprego para elas ¿ afirmou Lula, na formatura de 1.200 alunos do Próximo Passo, em São Paulo.