Título: Petrobras faz nova descoberta em Campos
Autor: Ordoñez, Ramone
Fonte: O Globo, 05/06/2010, Economia, p. 21

Reservas de pré-sal estão em águas rasas, perto da costa de Macaé e da infraestrutura do campo de Marlin

A Petrobras anunciou ontem ter descoberto petróleo leve de boa qualidade no pré-sal na Bacia de Campos, com a perfuração de um poço no campo de Marlin, produtor de petróleo pesado no pós-sal. Esta é a segunda descoberta de óleo no pré-sal em Campos, a maior região produtora do país. A primeira descoberta no pré-sal na Bacia de Campos foi em Jubarte, no Parque das Baleias, já no litoral do Espírito Santo.

As ações preferenciais (PN, sem direito a voto) da Petrobras PN avançaram 0,52% e as ordinárias (ON, com direito a voto) subiram 1,44%, a quarta maior alta da Bolsa de Valores de São Paulo.

Segundo a Petrobras, as reservas são estimadas em 380 milhões de barris de petróleo e gás equivalente. Esse volume é bem menor do que as descobertas feitas no pré-sal na Bacia de Santos. Só no campo de Tupi, há reservas entre cinco bilhões e oito bilhões de barris de petróleo. O menor campo descoberto em Santos até o momento é o de Iara com reservas que variam entre um bilhão e dois bilhões de barris.

O mesmo valor é estimado para Jubarte, a primeira descoberta no pré-sal em Campos.

Reservas estão em águas relativamente rasas Mas apesar do volume menor de petróleo, a descoberta divulgada ontem é significativa, segundo os técnicos da estatal, considerando que está em águas relativamente rasas, mais próximas à costa e da infraestrutura existente no campo de Marlin ¿ que conta com dez plataformas (oito de produção e duas de escoamento de óleo).

O poço descobridor no présal em Campos está a 648 metros de distância do nível do mar ao solo. No pré-sal da Bacia de Santos, as profundidades são da ordem de dois mil metros de distância do nível ao fundo do mar. A área chamada de Brava, onde se encontrou petróleo no pré-sal, está a 170 quilômetros da costa da cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. Os campos do pré-sal em Santos estão a mais de 300 quilômetros da costa.

Os reservatórios descobertos ficam a uma profundidade total de 4.460 metros. O petróleo foi encontrado após a perfuração de uma camada de sal de mil metros, metade da extensão da camada de sal encontrada nos campos gigantes na Bacia de Santos.

Campo de Marlin foi descoberto há 25 anos A Petrobras admite que a proximidade da descoberta com a infraestrutura do campo de Marlin vai facilitar o desenvolvimento da produção, com a redução de prazos e custos. O poço descobridor está a 4,5 quilômetros da P-27, uma das dez plataformas instaladas no campo de Marlin.

Marlin é um dos vários campos gigantes com reservas superiores a um bilhão de barris, descobertos pela Petrobras na segunda metade da década de 80 em reservatórios situados acima da camada de sal.

Além de Marlin foram descobertos, entre outros, os campos gigantes de Roncador e Albacora. O campo de Marlin foi descoberto em 1975. Atualmente, ele tem uma produção de 326 mil barris diários de petróleo. Por ser muito pesado, a maior parte do petróleo de Marlin é exportado.

Os diretores da estatal estão no período de silêncio por causa da oferta pública de ações destinada à capitalização da companhia.