Título: Câmara vai investigar dossiê contra Serra
Autor: Camarotti, Gerson; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 10/06/2010, O País, p. 17

Oposição aprova convocação do ministro Jorge Hage e convites a delegado e araponga para falarem sobre espionagem

Na ofensiva contra o suposto dossiê produzido para prejudicar o pré-candidato do PSDB, José Serra, a oposição conseguiu aprovar ontem, em duas comissões diferentes, requerimentos de convocação e convites a personagens envolvidos no escândalo.

Em minoria no momento da aprovação, o governo não evitou a derrota. A principal foi na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, com a convocação do ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage.

Na Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso, presidida pelo senador tucano Eduardo Azeredo (MG), foi aprovado convite ao delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo Sousa, e ao exagente do serviço secreto da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo (Dadá), para deporem sobre a confecção do dossiê. Os dois participaram de reunião com o empresário Benedito de Oliveira Neto, o Bené, e os jornalistas Luiz Lanzetta e Amaury Ribeiro Junior, para tratar da criação de um núcleo de investigação da campanha de Dilma.

Consultores da campanha de Obama também convidados O argumento para a convocação de Hage, ainda sem data marcada, foi o de que o ministro investiga os contratos do governo federal com a empresa Dialog Comunicação, que tem como dono Bené, presença frequente no bunker de comunicação da pré-campanha da petista Dilma Rousseff.

Nos demais casos, a oposição só aprovou o convite a personagens citados nos últimos dias por possível envolvimento na confeccção do dossiê contra a candidatura Serra.

O convite não obriga a pessoa a comparecer à sessão, ao contrário da convocação.

Na Comissão de Fiscalização, além da convocação de Hage, a oposição aprovou ¿ sob protestos de governistas ¿ o convite aos norte-americanos Ben Self e Scott Goodstein, consultores da campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Segundo o requerimento apresentado pelos tucanos, os dois estariam trabalhando para a pré-campanha de Dilma e participaram de reunião com a Dialog Comunicação, que conquistou contratos milionários com o governo federal. Um dos exemplos citados é o contrato de R$ 1,2 milhão com o Ministério das Cidades ano passado, para organizar o encontro de prefeitos. Esse contrato já é investigado pela CGU.

Deputado lembra ¿festa de prefeitos¿ feita pela Dialog Autor dos requerimentos aprovados na comissão da Câmara, o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) justificou a convocação de Hage, que os governistas tentam agora reverter: ¿ Ele conduz, na CGU, a investigação da Dialog, responsável pela festa de prefeitos bancada pelo Ministério das Cidades para promover a précandidatura de Dilma