Título: Na média, expansão de 3,8% na era Lula
Autor: Martin, Isabela; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 09/06/2010, Economia, p. 31

Nos dois mandatos de FH, taxa ficou em 2,3%. Crescimento maior foi no período militar

O crescimento forte da economia este ano, que deve ultrapassar 6%, melhorou a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no índice presidencial, calculado pelo economista e professor da UFRJ Reinaldo Gonçalves. Lula, que ocupava a 21ª posição no Índice de Desempenho Presidencial com a recessão de 2009, subiu para 19% lugar em 2010. A projeção de Gonçalves para este ano é até conservadora: alta de 5,45%. Na média anual, Lula chegaria a 3,8% nesses oito anos. Já o seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, registrou 2,3%.

- Lula foi favorecido pela conjuntura internacional extraordinária. Se essa variável for isolada, o comportamento é igual - afirmou Gonçalves.

Quando a análise chega a cada mandato, a comparação também é favorável ao governo Lula. Nos primeiros quatro anos de FH, a média de expansão do PIB ficou em 2,5%. No primeiro mandato de Lula, a média foi de 3,5%.

Na análise do segundo mandato, a vantagem permanece. No segundo período de Fernando Henrique, o crescimento médio ficou em 2,1%, frente aos projetados 4% de Lula. Fernando Henrique ficou, então, com a 26ª posição.

- Ambos estão abaixo da média brasileira de crescimento de 4,5% - afirmou o economista.

Governo militar lidera crescimento no país

No estudo do economista, o presidente Garrastazu Médici, do governo militar, lidera o ranking, seguido de Deodoro da Fonseca, com alta de 10,14%. Juscelino Kubitschek está em quinto, com crescimento médio de 8,08%. Na lanterna, Floriano Peixoto (recessão anual média de 7,47%) e Fernando Collor (queda anual de 1,31%).