Título: A festa dos marineiros
Autor: Éboli, Evandro ; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 11/06/2010, O País, p. 3

Lernardo Boff e Thiago de Mello também participam, além de empresários e parentes de Marina BRASÍLIA. Uma plateia comportada recebeu Marina Silva no Centro de Convenções Brasil 21, o mesmo onde os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra fizeram o pré-lançamento de suas candidaturas.

Cerca de 1.500 filiados e simpatizantes de sua candidatura encheram mas não lotaram o espaço. Entre os apoiadores que prestigiaram o lançamento da chapa do PV, os destaques foram o teólogo Leonardo Boff e o poeta amazonense Thiago de Mello. Não apareceram artistas, mas havia muitos empresários ligados ao vice de Marina, Guilherme Leal. No palco, o partido tratou de demonstrar diversidade, com lideranças de movimento negro, indígenas e de portadores de deficiência. Um boneco gigante reproduzia a imagem de Marina.

¿ Esse boneco está mais gordinho. Tem mais reservas cambiais (gordura) que eu ¿ brincou a senadora, que se definiu como um ¿palitinho¿ em plena forma.

Nas caixas de som, o jingle da campanha era executado o tempo todo. Na letra da música, os eleitores de Marina foram batizados de ¿marineiros¿.

Uma bandinha tocava frevos.

Em meio à alegria, houve um momento fora do script, que gerou constrangimento. O palhaço Rodrigo Lopes, do grupo ¿Circolando pelo Brasil¿, subiu no palco e criticou vários políticos, como o presidente Lula, o ex-governador José Roberto Arruda (DF) e o senador José Sarney, acusado porele de lotear cargos no Senado. Sentado na primeira fila do palco, o deputado Sarney Filho (PV-MA), filho de Sarney, deixou o local. O palhaço foi retirado por seguranças, e Sarney Filho voltou.

Os organizadores distribuíram como brinde uma ecobag, uma camiseta verde-amarela com o número do partido (43) nas costas, e que será o de Marina nas urnas, e um bloco e um lápis feitos também de material reciclável.

Nos gritos de guerra da plateia, os congressistas adaptaram uma frase utilizada nas campanhas presidenciais de Lula: ¿Brasil, urgente! Marina presidente!¿ O pai, o marido, as filhas e as irmãs de Marina estavam no centro de convenções. Uma das irmãs, Lúcia da Silva, de 51 anos, chamava a atenção pela semelhança física com a senadora. Até mesmo a voz é parecida. Lúcia tem quatro filhos e chegou ontem de Rio Branco. É a quarta vez que viajou a Brasília. Ela é a terceira mais velha de uma família de oito filhos.

Thiago de Mello foi o primeiro a discursar e disse que Marina sonha com os pés fincados no chão da vida. Vestindo calça e camisa brancas, Thiago ficou o tempo todo sentado ao lado de Leonardo Boff, bem no centro do palco, ao lado de Marina.

¿ Há quem diga que Marina preocupa-se apenas com o meio ambiente. Mas, claro! O meio ambiente é do tamanho do Universo! ¿discurso o poeta, dando o tom da convenção.