Título: Garotinho invade casa de eleitores para se defender
Autor:
Fonte: O Globo, 09/06/2010, O País, p. 3

Pré-candidato, que está inelegível, usa telemarketing para atacar Cabral; promotores investigam

GAROTINHO: ele confirmou que contratou serviço para ligar para eleitores

A estratégia do pré-candidato do PR ao governo do Rio, Anthony Garotinho, de utilizar um serviço de telemarketing para se defender junto a eleitores deverá ser motivo de mais um processo contra o ex-governador por propaganda eleitoral antecipada. Nas últimas semanas, moradores do Rio foram surpreendidos por telefonemas com gravações em que Garotinho critica o governador Sérgio Cabral, candidato à reeleição pelo PMDB, e afirma sofrer perseguição política.

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, Garotinho está inelegível, por três anos, por abuso de poder econômico e propaganda antecipada nas eleições de 2008. Ontem seus advogados recorreram ao TRE para tentar anular a decisão do tribunal.

Um dos telefonemas do serviço de telemarketing contratado por Garotinho foi feito nos últimos 15 dias, por volta de 4h da madrugada, para a casa de um eleitor, que denunciou o caso ao Ministério Público estadual, semana passada. Os promotores solicitaram ao TRE a quebra do sigilo cadastral do autor das ligações.

A promotora Cláudia Condack, que aguarda as informações de uma operadora de celular, explicou que a propaganda antecipada de campanha não depende de pedido de voto explícito ou implícito para ser caracterizada. O caso já ficaria configurado se houver veiculação de mensagens de autopromoção, o que seria o caso das mensagens gravadas de Garotinho.

- O fato de fazer ligações para a casa das pessoas em pleno período pré-eleitoral já pode ser considerada propaganda antecipada. A punição, caso seja comprovado, pode ser cassação do registro de candidatura e até mesmo do diploma do candidato eleito. Vou aguardar as informações da empresa de telefonia para, só então, tomar uma decisão - explicou Cláudia, ao ser informada pelo GLOBO que o ex-governador confirmara ter contratado o serviço.

Garotinho negou que faça propaganda antecipada. Por meio de sua assessoria, o ex-governador disse que apenas se defende de fatos noticiados pela imprensa. O pré-candidato do PR contou que os números dos telefones dos eleitores foram obtidos por sua empresa "Palavra de Paz", que revende exemplares da Bíblia, e pela equipe dos seus programas de rádio, que atende os ouvintes. Sobre o telefonema para um morador às 4h da madrugada, o ex-governador informou que houve um erro do sistema que dispara as ligações.

A versão de que os telefones dos eleitores foram obtidos pela empresa "Palavra da Paz" ou por programas de rádio de Garotinho, contudo, é contestada por outros dois moradores, um da Tijuca e outro do Grajaú, que também receberam as ligações na manhã de sábado e domingo passados. Ivan Viana, de 31 anos, que estava na casa dos pais na Tijuca, afirmou que não tem conhecimento de telefonemas feitos para programas de rádio de Garotinho. Viana foi acordado por volta de 9h30m de domingo com a ligação de Garotinho.

- Com certeza, isso não ocorreu (participação em programas de rádio). Além disso, a única Bíblia que tem na casa dos meus pais, para onde a ligação foi feita, é do tempo dos meus avós. Não compramos Bíblia nessa empresa do ex-governador. Achei um absurdo esse tipo de abordagem - afirmou Viana.