Título: Deputado responde por quebra de decoro
Autor:
Fonte: O Globo, 09/06/2010, O País, p. 3

Paulo Roberto foi investigado por suposto envolvimento em máfia de venda de passagens aéreas

BRASÍLIA. O Conselho de Ética da Câmara abriu ontem processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Paulo Roberto (PTB-RS). Sem conseguir reunir número suficiente de parlamentares para realizar a sessão, o presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), decidiu abrir o processo e escolheu como relator o deputado Urzeni Rocha (PSDB-RR), que nem estava ontem em Brasília.

Paulo Roberto foi investigado por uma comissão da Corregedoria Geral da Câmara por suposto envolvimento na máfia da venda de passagens aéreas da Casa. As investigações, embora sem comprovação no caso das passagens, evoluíram para fortes indícios de irregularidades administrativas, como a contração de funcionários fantasmas pelo deputado.

Relator é um dos parlamentares com pendências no STF

O relator Urzeni, segundo levantamento feito pelo site "Congresso em Foco", é um dos 57 parlamentares com pendências judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF) abertas nos últimos sete meses. Contra Urzeni existem dois inquéritos, ambos por crime contra o meio ambiente e patrimônio genético. Procurado pelo GLOBO, o deputado não foi encontrado, nem no celular, nem no gabinete.

Seus assessores afirmaram que Urzeni está no interior de Roraima. Eles não souberam informar o motivo dos supostos crimes pelos quais o deputado é acusado. Confirmaram apenas que o deputado é dono de fazendas em Roraima.

No início da tarde de ontem, o presidente do Conselho de Ética disse que escolheria o relator com base no critério de evitar parlamentares do mesmo partido e estado do deputado Paulo Roberto - além de não indicar conselheiros que já anteciparam, em decisões anteriores, que não votam contra a abertura de processo contra colegas.

A Mesa Diretora da Câmara representou contra Paulo Roberto no Conselho de Ética em 21 de maio deste ano. O Conselho tentou se reunir na semana passada, para a apresentação de novos integrantes, mas não houve quórum. Ontem, apenas dois conselheiros, além do presidente, compareceram à sessão; mesmo assim o processo foi aberto e o prazo de 90 dias para sua conclusão começou ontem.

Deputado licenciado por causa de cirurgia odontológica

O deputado Paulo Roberto apresentou atestado de cirurgia odontológica e está licenciado até o próximo dia 21. Araújo afirmou que tentará notificá-lo da abertura do processo antes desse prazo. A notificação tem que ser feita pessoalmente. Depois que for notificado, Paulo Roberto terá o prazo de cinco sessões para apresentar sua defesa. Como o processo foi instaurado, o deputado não tem mais o artifício de renunciar ao mandato para escapar da cassação do mandato.