Título: Com biografia respeitada, Simon agora está na berlinda
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 11/06/2010, Economia, p. 28

Senador foi acusado de fazer média Desde que o regime militar extinguiu o PTB, o senador Pedro Simon aderiu ao PMDB ¿ ao qual sempre se refere como o ¿meu MDB¿, ignorando o ¿P¿, para reforçar sua vinculação histórica com o partido. Nunca mudou de legenda. Gaúcho de Caxias do Sul, Simon tem formação em direito e estreou na política em 1958, como vereador por sua cidade natal. De lá para cá, construiu uma reputação de político respeitado, coerente e dono de grande oratória.

Em seu quarto mandato no Senado ¿ o terceiro seguido ¿, Simon chamou a atenção por sua participação nas comissões que sabatinaram os personagens suspeitos do mensalão. Em 2009, durante o debate sobre a permanência de José Sarney na presidência da Casa, discutiu asperamente com Fernando Collor de Mello e Renan Calheiros.

Mas a imagem construída em sua atuação no Senado pode ter ficado arranhada, pelo menos para os eleitores dos estados produtores de petróleo, prejudicados pela Emenda Ibsen, ressuscitada por ele na madrugada de ontem, e que distribui de forma igualitária os royalties para todos os estados e municípios. Simon garante que a medida não prejudica os estados produtores, que seriam ressarcidos pelo governo federal. Mas foi acusado de querer ¿fazer média¿ com prefeitos.