Título: Dilma e Serra não comentam mudança nos royalties
Autor: Braga, Isabel ; Paul, Gustavo ; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 11/06/2010, Economia, p. 29

Para petista, importante é o regime de partilha e o Fundo Social. Tucano diz desconhecer detalhes

CAMPO GRANDE e BRASÍLIA. Os pré-candidatos à presidência José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) evitaram ontem comentar a aprovação da emenda que mudou a divisão de royalties e prejudicou o Rio. Em março, quando era ministra-chefe da Casa Civil, Dilma defendeu que era um direito constitucional do Rio e demais estados produtores receber compensação diferenciada pela exploração do petróleo. Agora, como précandidata, se limitou a comemorar a aprovação de outros pontos do marco regulatório do pré-sal: ¿ O que eu considero importante é o regime de partilha, juntamente com o Fundo Social. Esse é o modelo ideal ¿ afirmou a petista, por meio de sua assessoria.

Os projetos do marco regulatório do pré-sal apresentados pelo governo foram desenhados pela Casa Civil, sob o comando de Dilma.

Serra, por sua vez, quando perguntado sobre a aprovação da Emenda Simon no Senado, afirmou que não conhecia os detalhes da medida. Mas, em evento em Campo Grande (MS), defendeu que as regiões produtoras de minério ganhassem royalties diferenciados pela atividade.

Serra disse que não considera justo apenas duas empresas explorarem as jazidas de ferro de Corumbá, cidade sul-mato-grossense localizada na fronteira com a Bolívia, sem deixar nenhum benefício ao Estado e municípios, já que todo o material extraído é levado para outros estados.

¿ Assim como o petróleo tem (os royalties), o minério de ferro também tem que ter, não pode apenas duas empresas ganharem com o minério sem deixar nada para o Estado e os municípios.

Mas o recurso tem que ser só para investimento, não pode ser para custeio, tem que ser para a manufatura do ferro aqui no Estado ¿ afirmou Serra no ato que selou o apoio do governador André Puccinelli (PMDB) à sua candidatura.

O tucano se recusou a falar sobre a Emenda Simon: ¿ Vim aqui para falar de assuntos regionais. Sobre isso, não sei dos detalhes