Título: Garcia: argumento falso
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 11/06/2010, O Mundo, p. 34

Assessor critica EUA e defende acordo brasileiro

BUENOS AIRES. O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, qualificou de falso o argumento dos Estados Unidos de que o acordo negociado por Brasil e Turquia com o Irã é insuficiente para evitar ameaça nuclear iraniana. Segundo ele, se o pacto fosse implementado, Teerã teria urânio enriquecido suficiente para fabricar, ¿no máximo¿, uma bomba. Mas mesmo que quisesse fabricá-la, só seria capaz disso em cinco ou seis anos.

O acordo previa o envio de 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido do Irã para a Turquia.

Teerã receberia em troca 120 quilos do material enriquecido, usado para fins médicos. A proposta, segundo Marco Aurélio, era idêntica à feita pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em outubro de 2009. Os americanos argumentam que, desde então, o Irã tem ganhado tempo e aproveitado para enriquecer mais urânio.

¿ Isso não é verdade. Excluindo o que seria entregue à Turquia, o Irã enriqueceu urânio que dava, no máximo, para fazer uma bomba.

E vários especialistas que falaram comigo garantiram que, mesmo se o Irã quisesse fabricar uma bomba, não poderia fazer de imediato. Levaria no mínimo cinco ou seis anos ¿ disse.