Título: Lula: adversários querem ganhar no tapetão
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 09/06/2010, O País, p. 13

Em Fortaleza, presidente diz que, entre vitória de Dilma e a da seleção, escolheria a da pré-candidata petista

FORTALEZA. Após ser multado cinco vezes pela Justiça Eleitoral por fazer campanha antecipada para Dilma Rousseff, précandidata do PT, o presidente Lula reclamou ontem, em entrevista à Rádio Jangadeiro, de Fortaleza, que seus adversários estão querendo ganhar o jogo no ¿tapetão¿. Ele reconheceu que o presidente não pode transgredir as leis, mas disse que ficará atento à oposição: ¿ Cabe ao presidente da República ser um exemplo no cumprimento das leis. O presidente não pode transgredir as leis.

Agora, é importante que a gente fique atento, porque estou cheio de adversários com preocupação de me enfrentar na campanha.

Eles começam a querer ganhar o jogo no tapetão, e este país vai exercitar a democracia até as últimas consequências¿ Se houver excessos, cada um de nós tem de ser punido.

Mesmo dizendo não estar indignado com as multas, Lula disse que há pessoas fazendo insinuações que não são boas para a democracia: ¿ Tenho ouvido gente falando demais, tenho ouvido gente torcer demais. Tem gente falando coisa que não deveria.

Crítica a quem dá palestra sobre o que não fez Lula participou em Fortaleza da comemoração dos cinco anos do Agroamigo, no Banco do Nordeste. Na entrevista, deu uma estocada nos adversários.

Referindo-se ao ex-presidente Fernando Henrique, criticou os governantes que quebraram o país, foram embora para o exterior estudar ou dar aulas, e hoje ganham dinheiro ¿dando palestras sobre o que não fizeram¿.

¿ Tem gente aí dando palestra, a inflação tava 80% quando ele era ministro da Fazenda, e fica dando palestra sobre estabilidade econômica. Eu tinha consciência de que eu não podia errar (ao assumir em 2003), porque nunca perdi de vista de onde vim e para onde vou voltar.

A Copa do Mundo dominou parte da entrevista. Provocado pelo radialista Paulo Costa, Lula disse que, se tivesse que escolher entre a vitória de Dilma Rousseff (PT) ou a da seleção brasileira na Copa, preferiria eleger sua sucessora.

¿ Colocada assim, a resposta vai fazer com que adversários meus coloquem como manchete no jornal: ¿Lula não quer que a seleção ganhe o título¿. Obviamente, prefiro que o candidato que eu apoie ganhe as eleições, porque estou pensando é no Brasil nos próximos quatro, oito anos. Mas obviamente que a seleção vai ganhar, porque não temos muitos adversários, não tem muita novidade na Copa.