Título: Tribunal confirma multa de R$ 10 mil a Lula
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 17/06/2010, O País, p. 10

Punição ao presidente, por propaganda eleitoral antecipada para Dilma, foi ratificada ontem pelo TSE

BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem a decisão tomada em 25 de março de multar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em R$ 10 mil por fazer propaganda eleitoral antecipada em prol da candidata do PT à sua sucessão, Dilma Rousseff. No julgamento de recurso apresentado pela defesa de Lula, o relator, ministro Aldir Passarinho, afirmou que o julgamento realizado há quase três meses foi correto e não haveria motivos para mudá-lo. Os outros seis ministros da Corte concordaram.

¿ A Corte estava absolutamente ciente do que estava decidindo naquela ocasião ¿ afirmou o relator.

No recurso, a Advocacia Geral da União (AGU) sustentou que o presidente não poderia ser responsabilizado pela manifestação popular ou pela transmissão do discurso pela NBR, emissora oficial. A multa foi imposta porque, na inauguração do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo (Sindpd-SP), em 22 de janeiro, Lula deu a entender que apoiava Dilma nas próximas eleições.

¿ Então, eu penso que a cara do Brasil vai mudar muito. E quem vier depois de mim, e eu, por questões legais, não posso dizer quem é, espero que vocês adivinhem ¿ discursou Lula, na ocasião.

Também ontem, o PT entrou com uma ação contra o PSDB e o candidato tucano à Presidência, José Serra, porque o partido teria usado suas inserções veiculadas no último dia 15 em rádio e TV para promover o tucano.