Título: Lula não precisa de continuador
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 17/06/2010, O País, p. 10

Marina diz que próximo presidente também não deve ser opositor, mas sucessor

SÃO PAULO. A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter um sucessor e não um continuador, em referência à sua adversária do PT, Dilma Rousseff. Ela disse também que o próximo presidente não deve ser um opositor do governo atual, citando assim, de forma indireta, o tucano José Serra.

¿ Digo que ele (Lula) não precisa de um opositor que faça oposição por oposição, sem reconhecer os ganhos, mas também não precisa de um continuador que ache que está tudo bem e que é só continuar acelerando na mesma direção. Precisa de um sucessor, que seja capaz de integrar as conquistas e agregar aquilo que eu chamo de um delta a mais em uma nova direção ¿ afirmou a senadora, em sabatina realizada pelo jornal ¿Folha de S.Paulo¿ e pelo portal UOL.

Na avaliação de Marina, Lula soube ser um sucessor, e não um continuador, de Fernando Henrique Cardoso: ¿ Se fosse apenas um continuador, talvez tivesse seguido pelo mesmo caminho da estabilidade econômica sem distribuição de renda.

Marina fez ainda a defesa de seu colega de partido, o deputado federal Sarney Filho (MA), conhecido como Zequinha Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP): ¿ Por que põem a conta do presidente Sarney no Sarney Filho? O tempo todo (agem) como se eles fossem a mesma pessoa.

Obviamente, ele vem da política tradicional. Pergunte para o movimento ambientalista o que eles acham do deputado Sarney Filho depois que ele passou pelo Ministério do Meio Ambiente (no governo Fernando Henrique Cardoso), com o seu comprometimento com a causa.

Sarney Filho foi acusado no ano passado de utilizar um apartamento no bairro dos Jardins, em São Paulo, que pertence a uma empreiteira com negócios no setor elétrico.

A família Sarney domina politicamente o setor elétrico.

O deputado federal negou qualquer ilegalidade e disse que comprou o imóvel.

A presidenciável também foi questionada por popular, em pergunta exibida em vídeo durante a sabatina, sobre a sua aparência, classificada de ¿informal¿, em contraposição a Dilma e Lula, que deram um trato no visual antes de iniciarem campanhas eleitorais: ¿ Eu sou meio tribal. Acho que cada uma vai procurar se vestir e se colocar da forma como se sente bem