Título: Gripe isola mais sete brasilienses
Autor: Vitória, Maria
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2009, Brasil, p. 13

Aumentam os casos de pessoas que contraíram a doença depois de visitar Chile e Argentina.

Mais sete brasilienses estão com a gripe influenza A (H1N1), a gripe suína. Eles estão em isolamento em casa, sob observação de médicos da Secretaria de Saúde. Entre os sete pacientes, um contraiu a doença nos Estados Unidos, outro no Canadá e cinco na Argentina, que juntamente com o Chile se transformou no novo polo transmissor da doença. Duas moradoras de Porto Alegre também contraíram a gripe depois de passar as férias na capital argentina, Buenos Aires.

A infecção também atingiu um tripulante brasileiro do navio Livramento, da Transpetro. O diagnóstico foi feito pelas autoridades sanitárias argentinas, e divulgado ontem pela empresa. O navio, com 28 pessoas a bordo, ia do porto de La Teja, em Montevidéu (Uruguai), ao de San Lorenzo, em Rosario (Argentina), onde está fundeado. O tripulante teve febre, tosse seca, dor de cabeça e dores musculares na quarta-feira e foi imediatamente isolado e examinado. Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil já contabilizou 180 casos da gripe suína: 49 foram contabilizados em um único dia: ontem, sábado. Apesar do aumento do número de casos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou ontem, em São Paulo, que ¿a situação está sob controle. Não é preciso mudar a estratégica do combate à doença¿. O Brasil continua seguindo o sistema de monitoramento rígido nos portos, aeroportos e fronteiras terrestres, com as equipes de vigilância sanitária em plantão permanente. Temporão garantiu que, ao contrário do que ocorre no Chile e na Argentina, ¿o vírus não circula de maneira continuada e todos os casos ou foram importados ou têm um vínculo epidemiológico estabelecido. Se compararmos a situação do Brasil com a de vários países, ela é de bastante tranquilidade¿, disse. Para as pessoas que pretendem viajar para a Argentina, o Chile ou outro país onde estejam ocorrendo casos da doença, o ministro recomenda que procurem antes informações e que uma das opções é o site do ministério: www.saude.gov.br.

O DF conta com 10 casos confirmados e nove em investigação. Dos confirmados, sete foram notificados esta semana. Os novos pacientes contraíram a doença no exterior. ¿São pessoas que durante o feriado viajaram para a Argentina ou para outros países e com o retorno ao Brasil apresentaram os sintomas da doença¿, explicou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana. Além de cinco registros de pessoas vindas da Argentina, um outro paciente estava nos Estados Unidos e outro no Canadá.

Segundo a subsecretária de Vigilância à Saúde, essas sete pessoas procuraram a secretaria na última terça e quarta-feira. Uma delas ficou internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) por 24h, mas logo foi liberada. Todas estão sendo tratadas em isolamento domiciliar.

A situação está sob controle. Não é preciso mudar a estratégica do combate à doença

José Gomes Temporão, ministro da Saúde

Cuidados ao viajar

1 Seguir as orientações das autoridades de saúde do país visitado;

2 Usar máscaras cirúrgicas ao visitar locais com grande concentração de pessoas;

3 Lavar as mãos com mais frequência.;

4 Evitar pôr as mãos em corrimão de escadas rolantes, beiradas de sacadas e muros. Esses locais são tocados por inúmeras pessoas e o vírus pode se alojar neles;

5 Evitar o contato das mãos com os olhos, nariz e boca;

6 Se usar luvas de proteção para o frio, higienizá-las todos os dias.