Título: PC doB tenta frente contra Sarney e PT
Autor:
Fonte: O Globo, 17/06/2010, O País, p. 4
Comunistas oficializam, porém, apoio à candidatura da petista Dilma
BRASÍLIA. Com a decisão do diretório nacional do PT de retirar o apoio do partido à candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão para apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB), os comunistas iniciaram ontem negociações com o PDT para tentar formar uma frente única no estado, contra o grupo Sarney, com cinco partidos.
A estratégia é lançar apenas um candidato de oposição ao Palácio dos Leões.
Ontem, durante a convenção nacional do PCdoB que oficializou apoio à candidatura de Dilma Rousseff, o presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, explicitou publicamente, pela primeira vez, sua insatisfação com o fato de o PT nacional ter desautorizado o apoio do PT maranhense a Flávio Dino.
¿ Sabemos que a relação política é feita de compromisso e interesse. O PT tem seus compromissos e interesses. E está claro que a prioridade é a aliança PT-PMDB. Ao revogar o apoio a Dino, o PT nacional deu uma sinalização de que não é boa, pois constrange a nossa militância e o partido ¿ disse Rabelo, defendendo a união de forças contra o grupo Sarney. ¿ Vamos buscar solução política. O Jackson Lago pode fazer um acordo apoiando Dino ou podemos aglutinar forças em torno de Jackson (Lago, ex-governador).
O ex-governador Jackson Lago (PDT-MA), que já anunciou sua candidatura com o apoio do PSDB e do PPS, será chamado para uma conversa. As negociações serão feitas pelos presidentes do PCdoB, Renato Rabelo e do PDT, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
¿ Vamos negociar uma ampla frente dos partidos que são contra o grupo Sarney.
Quero que seja uma união em torno da minha candidatura.
Quem criou esse quadro novo não fomos nós. Foi o PT, com uma tática subserviente. O PT avaliou errado: que tirando o apoio eu retiraria minha candidatura ¿ disse Dino, ao chegar para a convenção