Título: Economia já dá sinais de desaceleração
Autor: Almeida, Cássia; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 09/06/2010, Economia, p. 27

Após o salto do primeiro trimestre, a economia brasileira já está dando sinais de perda de fôlego e não deve sustentar taxas tão robustas nos próximos meses. Os indicadores antecedentes, que mostram o resultado da atividade econômica antes de conhecido o resultado oficial pelo IBGE, já mostram um freio neste segundo trimestre.

O fluxo de veículos pesados, termômetro do transporte de cargas no país, cravou a primeira queda do ano em abril. Ele recuou 1,9% na comparação com março. Antes disso, havia crescido 4% no primeiro trimestre em relação aos três últimos meses de 2009. Já a produção de papel ondulado, usado em embalagens e que serve como antecedente da atividade industrial, recuou 1,2% em abril na comparação com março. O consumo de energia seguiu a mesma tendência e mostrou queda de 1,2% em maio ante abril, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Além disso, o fim dos estímulos fiscais e a alta de juros devem ajudar numa acomodação da economia.

- O reflexo mais evidente foi a queda na produção industrial de 0,7% na passagem de março para abril - afirma Bernardo Wjuniski, da consultoria Tendências. (Clarice Spitz)