Título: Para especialistas, Brasil já poderia reduzir meta de inflação, hoje de 4,5%
Autor: Duarte, Patrícia; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 06/06/2010, Economia, p. 39

Medida diminuiria pressão sobre preços e abriria caminho para juro menor

BRASÍLIA. O Brasil já tem condições de dar um passo à frente e reduzir a meta de inflação, congelada em 4,5% pelo IPCA desde 2005 e até 2011, avaliam técnicos do Banco Central (BC), do Ministério da Fazenda e especialistas de mercado.

Muito provavelmente essa decisão não será tomada na reunião de junho do Conselho Monetário Nacional (CMN), que definirá o alvo para 2012 e estará politicamente bastante sensível às eleições presidenciais.

Porém, o principal argumento favorável é a possibilidade de levar as expectativas de inflação para patamares menores a médio prazo e, assim, abrir espaço para juros básicos menores.

¿ Esse patamar (4,5%) é muito elevado, até comparado com outros países. A economia está bem, e talvez fosse interessante reduzi-la (a meta) um pouco, mesmo que seja na banda (de oscilação, hoje de dois pontos para mais ou para menos) ¿ afirmou um importante integrante da equipe econômica.

Não seria um discurso fácil, reconhece outra fonte do governo, já que neste momento teme-se a pressão inflacionária no Brasil. Com o IPCA elevado, sobem as apostas de que o BC vai aumentar ainda mais a Selic (hoje em 9,5% ao ano), para quase 12% em dezembro, com consequências para o ritmo do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país).

Pesa ainda o fato de ser um ano eleitoral. O CMN definirá uma meta de inflação que valerá para um novo governo.

¿ Existem outras prioridades, como mostrar equilíbrio fiscal ¿ ponderou essa fonte, que, mesmo assim, entende que tecnicamente há espaço para uma mudança no alvo de inflação.