Título: Ibope aponta empate entre Serra e Dilma
Autor:
Fonte: O Globo, 06/06/2010, O País, p. 9

Tucano recuou três pontos percentuais, e petista subiu cinco; Marina continua com 9% das intenções de voto

SÃO PAULO. Na primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope depois dos programas de TV do DEM e do PT, os pré-candidatos José Serra e Dilma Rousseff aparecem empatados.

Encomendado pela Rede Globo e pelo jornal ¿O Estado de S.Paulo¿, o levantamento foi divulgado ontem e mostra Dilma e Serra com 37% da preferência dos eleitores cada um. Marina Silva, pré-candidata do PV, tem 9% das intenções de voto.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em abril, o candidato tucano, que tinha 40%, recuou três pontos percentuais, enquanto a petista Dilma subiu cinco pontos, de 32% para 37%.

As intenções de votos na candidata do PV não se alteraram.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados dizem qual o seu candidato sem consultar qualquer lista, a ex-ministra da Casa Civil aparece na frente do ex-governador paulista: tem 19% das intenções de voto, contra 15% de Serra.

Realizada entre os dias 31 de maio e 3 de junho, a pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Dos 2.002 eleitores entrevistados, 9% disseram que irão votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos. Os indecisos foram 8%.

Na simulação de um possível segundo turno entre o tucano e a petista, Serra e Dilma também aparecem empatados, com 42% das intenções de voto cada um.

O levantamento identificou que a petista teria a preferência entre os eleitores de Marina na eventualidade de um segundo turno contra Serra: 40% dos eleitores de Marina dariam seu voto a Dilma, contra 32% a Serra.

O Ibope também perguntou aos entrevistados em qual dos três principais pré-candidatos a presidente eles não votariam.

José Serra foi apontado por 24% deles, Dilma por 19%, e Marina por 15%.

Aliados apostam em trunfos dos pré-candidatos Para desempatar a disputa, os aliados apostam na experiência, no caso de José Serra (PSDB), e na força do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no de Dilma Rousseff (PT).

¿ A posição da Dilma é muito boa e traz um potencial maior porque tem muita gente que ainda quer votar no presidente Lula ¿ afirmou o deputado e ex-presidente nacional do PT Ricardo Berzoini (SP).

O deputado federal e secretáriogeral do PSDB, Rodrigo de Castro (MG), argumentou que as campanhas na TV e no rádio ainda não começaram: ¿ O Serra é o mais experiente, já governou (o estado de São Paulo). Isso vai ser mostrado na nossa campanha.

Já para o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), está claro que a vitória na corrida presidencial se dará por uma margem de 3 a 5 pontos percentuais: Para o coordenador da campanha do PV, Alfredo Sirkis, o desempenho de Marina está dentro das expectativas.

O Ibope constatou também que o governo do presidente Lula continua bem avaliado: 75% dos eleitores disseram considerar a gestão do petista ótima ou boa, 20% regular, e apenas 5% ruim ou péssima.

Numa escala de zero a 10, o governo teve nota 7,8.