Título: Colômbia liberta mais antigos reféns das Farc
Autor:
Fonte: O Globo, 14/06/2010, O Mundo, p. 22

Militares estavam em poder da guerrilha há 12 anos. Operação bem-sucedida favorece candidato do governo

BOGOTÁ. A uma semana do segundo turno das eleições presidenciais, o governo de Álvaro Uribe marcou um ponto ontem ao anunciar a libertação de dois reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O presidente Uribe declarou que o general Luis Mendieta e o coronel Enrique Murillo foram resgatados numa operação do Exército no departamento de Guaviare. Eles eram os mais antigos reféns em poder dos guerrilheiros e estavam presos na selva há 12 anos.

O governador de Guaviare, Dagoberto Mejía, disse que as ações continuam e que há outros sequestrados prestes a serem libertados:

- Não posso dar nomes, mas logo terei boas notícias.

Analistas políticos disseram que a libertação dos militares deve favorecer o candidato de Uribe, Juan Manuel Santos, que no próximo domingo, dia 20, enfrentará nas urnas o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, do Partido Verde. Santos foi ministro da Defesa de Uribe e liderou alguns dos mais bem-sucedidos ataques às Farc. Segundo pesquisas de voto, ele é o favorito para ganhar as eleições.

O general Luis Mendieta e o coronel Enrique Murillo foram libertados durante um ataque do Exército às Farc na selva do sul do país. Ambos haviam sido capturados pela guerrilha de esquerda em 1998, durante um ataque a um posto policial em Mitu, no leste da Colômbia.

Uribe não deu detalhes sobre a operação. Limitou-se a dizer que os combates continuavam na floresta, mas que os dois militares haviam sido levados de lá e passavam bem. As famílias de ambos os soldados foram informadas antes da libertação. Uribe falou por telefone com a mulher de Mendieta, Maria Teresa Paredes, e com a mãe de Murillo, Robertina Sanchez. Ontem, foi aniversário do general Mendieta, que completou 53 anos, e sua mulher disse que era o dia mais feliz da vida dela.

- Não sabem há quanto tempo espero esse momento. Deus escutou minhas orações e as orações dos que me ajudaram a orar - afirmou María Teresa.

O comandante da operação de resgate, o general Javier Florez, disse que os dois ex-reféns não sofreram ferimentos.

- Os dois estão bem. Mas os combates continuam. Esta operação começou há dois meses e nossos soldados têm dado a vida - declarou Florez.

As operações de resgate de reféns das Farc são um dos assuntos mais polêmicos da Colômbia. Muitas famílias, com medo de que as Farc se vinguem e executem ou torturem os reféns, desencorajam publicamente as operações.

Em julho de 2008, soldados que se fizeram passar por membros de uma missão humanitária libertaram a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, três americanos e 11 policiais sequestrados pelas Farc. Atualmente, as Farc mantém sequestrados 20 policias e soldados. Estariam em cativeiro 79 civis. A libertação de ontem foi a mais importante desde a de Ingrid Betancourt.

Em março a guerrilha libertou dois oficiais, afirmando que aquela seria a última libertação unilateral até que o governo concorde em trocar as pessoas sequestradas por guerrilheiros presos. O governo de Uribe, que deixará o poder em 7 de agosto, rejeita qualquer acordo com a guerrilha e exige a libertação imediata dos prisioneiros.