Título: Fitinhas do Bonfim e repentistas
Autor: Vasconcelos, Adriana; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 13/06/2010, O País, p. 4

Festa da oposição foi no clima do Nordeste, longe de Brasília

ARES BAIANOS: convenção teve clima de festa, mas Serra preferiu entrada discreta no palco

SALVADOR. O PSDB optou por oficializar a candidatura de José Serra à Presidência da República bem longe dos salões de Brasília, num evento de frente para a Baía de Todos os Santos, em Salvador, repleto de figuras de apelo popular da cidade. Baianas de turbantes, vestidos rodados e sorriso largo distribuíam fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim, enquanto homens com chocalho nas mãos e em trajes dos Filhos de Gandhi recepcionavam os convidados distribuindo colares. Também havia capoeiristas e percussionistas do grupo Meninas do Pelô, que procuravam animar o público.

Mas foi uma dupla de repentistas do Ceará, levada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB), a pedido de Serra, que mais fez sucesso no evento. Na improvisação, Luizinho de Irauçuba foi o responsável por chamar ao centro do palco cada um dos oradores. Enquanto aguardavam a chegada das principais estrelas da festa, alguns convidados enfrentaram longas filas em frente a duas máquinas alugadas pelo PSDB, nas quais era possível fazer uma fotomontagem ao lado do candidato a presidente.

Mais de três horas após o horário marcado para o início do evento, Serra chegou ao palco, montado no Clube Espanhol, um lugar de shows perto do mar, que deverá ser demolido em breve. Optou por entrar pelos fundos do palco, evitando a entrada triunfal que havia sido organizada para ele: o tucano seguiria por um corredor separado por grades e seguranças, em meio à plateia. O caminho foi usado apenas pelo candidato da coligação ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM).

Serra, ao lado da mulher, Mônica, foi direto para a arquibancada montada ao lado do palco. Ali, ao lado do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, cantou o Hino Nacional com a mão no peito. Atento ao telão, acompanhou a mensagem de dois minutos gravada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que não compareceu ao evento por estar na Europa. FH destacou ¿competência e caráter¿ do tucano. E disse que Serra é um candidato que ¿está ao lado dos pobres, ao lado dos que precisam¿. Sob o argumento de que o PSDB é um partido da ¿coesão social¿, FH deu o pontapé para o principal mote da campanha.

¿ Com as mãos competentes e carinhosas do Serra, este Brasil vai poder muito mais ¿ afirmou o ex-presidente na gravação.

Cercado pelos presidentes dos principais partidos que o apoiam, como Roberto Freire (PPS) e Rodrigo Maia (DEM), Serra acompanhou os discursos sentado. O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar também estava presente.

Da turma de São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) dividiam a arquibancada com caciques da política, como Jorge Borhaunsen, Guilherme Afif Domingos e Arthur Virgílio, entre outros.

Antes de sair do palco, ainda em meio a uma chuva de papel picado, Serra pediu a Rodrigo Maia que não deixasse a cidade sem, antes, ter uma conversa com ele. Maia fez mistério sobre o que estaria na pauta, mas adiantou:

¿ O vice eu já tenho, agora só falta acertar algumas coisinhas ¿ disse o deputado, que se encontraria reservadamente com o tucano ainda ontem.