Título: Tucanos agoram lutam contra o tempo para encontrar o vice para chapa
Autor: Vasconcelos, Adriana; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 13/06/2010, O País, p. 4

PSDB espera definir nome em dez dias; Álvaro Dias é mais um citado

Com a recusa do ex-governador mineiro Aécio Neves a ser vice em sua chapa, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi oficializado para a disputa sem um substituto para a vaga. Nos bastidores, porém, esse foi um dos assuntos que dominaram as conversas de tucanos e representantes do DEM que foram à convenção nacional do PSDB. A expectativa do presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), é a de que esse assunto esteja resolvido em no máximo dez dias.

Entre os tucanos, a aposta é de que o vice escolhido por Serra seja do PSDB. A avaliação é a de que o escândalo que atingiu o ex-governador José Roberto Arruda possa criar constrangimentos para Serra, caso seu vice seja do DEM. Entre os nomes mais cotados para vaga estão os dos senadores Tasso Jereissati (CE), Álvaro Dias (PR) e até do próprio Sérgio Guerra, coordenador da campanha de Serra.

Embora Tasso já tenha declarado que não quer ser vice, há quem veja espaço para que ele reveja sua posição, já que não terá o apoio informal do governador do Ceará, Cid Gomes, do PSB, à sua reeleição para o Senado. Já a indicação de Dias poderia atrair de uma vez por todas o senador Osmar Dias (PDT-PR) para a campanha do candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, deixando a candidata petista Dilma Rousseff sem um palanque forte no estado. Coordenador da campanha de Serra, o nome de Guerra, porém, é apontado como o que enfrentaria menos resistência dos aliados do PSDB, especialmente o DEM.

Não está descartada a possibilidade de Serra buscar em Minas um substituto para Aécio. Nesse caso, a opção mais forte seria a do ex-ministro Pimenta da Veiga. Para Aécio, a escolha de um mineiro poderá reforçar a campanha de Serra no estado.

¿ Um vice mineiro ajuda em Minas, é claro. Mas jamais vou impor ou vou pleitear isso ¿ observou Aécio, que ontem minimizou a demora de Serra em compor sua chapa.

Certo de que tomou a decisão certa ao recusar a oferta para ser vice de Serra, Aécio acha que o candidato deve ter liberdade total fazer sua escolha:

Mas o DEM está dividido entre dar essa liberdade para que Serra e pleitear a vaga para o partido. Nesse caso, os nomes mais fortes são os do senador José Agripino (RN) e do deputado federal José Carlos Aleluia.