Título: Garantia de liberdade de imprensa
Autor: Damé, Luiza ; Fernandes, Diana
Fonte: O Globo, 14/06/2010, O País, p. 3

MISÉRIA:"Vamos erradicar a miséria nos próximos anos. Vamos transitar de país emergente para país desenvolvido no qual a população desfruta de serviços públicos adequados, educação de qualidade e bons empregos".

EDUCAÇÃO: "Educação de qualidade, dando seqüência à transformação educacional em curso - da creche à pós-graduação. Dar especial atenção à formação continuada de professores para o ensino fundamental e médio. É preciso que professor seja sobretudo respeitado e, quando forem colocar suas legítimas reivindicações, não sejam reprimidos com policiais armados, como em muitos lugares desse país se fez".

SAÚDE: "Nossas prioridades na saúde estarão baseadas em três pilares: financiamento adequado e estável para o sistema; valorização das práticas preventivas; e organização dos vários níveis de atendimento, garantindo atendimento básico, ambulatorial e hospitalar de alta resolutividade em todos os estados brasileiros. Estamos falando de construir, no mínimo, mais 500 unidades de pronto atendimento, as UPAs 24 horas. E mais 8.600 novas unidades básicas de saúde em todo o país".

SEGURANÇA: "Para o Brasil seguir mudando, é preciso investir em segurança pública. Isso exige uma ação planejada e concentrada de segurança nas áreas urbanas, a exemplo do que vem acontecendo com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), e maior capacitação federal nas áreas de fronteira e de inteligência. É preciso lutar contra o crime organizado, contra o roubo de cargas".

INFRAESTRUTURA: "Para o Brasil seguir mudando é preciso continuar investindo em infraestrutura. Vamos seguir estimulando, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a parceria entre os setores público e privado. Vamos construir e melhorar os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias. Ampliar e garantir maior eficiência ao nosso sistema elétrico e aos nossos meios de transporte, incluindo o trem de alta velocidade e o transporte de carga".

HABITAÇÃO:"Precisamos vencer o déficit habitacional já na década que se inicia. Com o Minha Casa, Minha Vida, abrimos um vigoroso caminho nesta direção. E já temos pronto o projeto para mais dois milhões de moradias".

MEIO AMBIENTE: "Para o Brasil seguir mudando, temos que priorizar a economia de baixo carbono, consolidando o modelo de energia renovável que conquistamos. É preciso incentivar projetos de reflorestamento em áreas degradadas e cumprir as metas que levamos à COP 15 (conferência da ONU sobre mudanças climáticas), em especial a de redução do desmatamento".

IMPOSTOS: "É preciso assegurar a estabilidade e continuar as reformas que melhoram o ambiente econômico, em particular a reforma tributária. A nossa estrutura tributária é caótica, apesar de áreas de excelência na administração; e, se não tivermos coragem de reconhecer isso, jamais faremos esta reforma tão urgente e necessária. Entre outras coisas, investir na informatização de todo sistema de tributos para alargar a base da arrecadação e diminuir a alíquota dos impostos. Outra grande meta é completar a desoneração do investimento, por seu forte efeito sobre as taxas de crescimento."

REFORMA POLÍTICA: "Quero dizer com todas as letras aos partidos políticos e ao país: "não dá mais para adiar esta reforma. Ela é uma necessidade vital para corrigir equívocos, vícios e distorções". Para dar eficácia ao voto do eleitor e credibilidade à representação parlamentar".

IMPRENSA: "A consolidação do estado democrático de direito passa, igualmente, pela garantia e manutenção de ampla liberdade de imprensa e da livre circulação e difusão de idéias. Exige, cada vez mais, a ampliação do direito à informação da população, com a multiplicação dos meios de comunicação. E que sejamos capazes de dar respostas abrangentes e inclusivas aos imensos desafios e às fantásticas possibilidades abertas pela internet".