Título: Lula acusa oposição de fazer jogo rasteiro
Autor: Suwwam, Leila ; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 14/06/2010, O País, p. 4

Para presidente, que defendeu campanha de nível elevado, adversários inventam dossiês "todo dia"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou ontem a candidata Dilma Rousseff, durante a convenção do PT, a se preparar para o que chamou de "jogo rasteiro" da oposição, ao se referir às denúncias de fabricação de dossiês na campanha petista contra o adversário tucano José Serra. Defendendo uma campanha de nível elevado, disse que Dilma e o candidato a vice, Michel Temer (PMDB), devem ter tranquilidade, porque "o bicho vai pegar". Lula também cobrou neutralidade da imprensa na cobertura jornalística do processo eleitoral.

- Serão três meses de muito trabalho, muita alegria e muita tensão. Esperamos que nossos adversários estejam dispostos a fazer uma campanha de um nível elevado, para discutir programa, e que não façam jogo rasteiro, inventando dossiês todo dia. Nós já estamos calejados, maduros, já aprendemos como eles funcionam e, portanto, muita tranquilidade porque o bicho vai pegar - afirmou Lula.

Repetindo que é preciso "ficar esperto", Lula mencionou o caso do dossiê contra Serra na disputa ao governo de São Paulo em 2006, conhecido como escândalo dos aloprados. Assessores da campanha do petista Aloizio Mercadante, também candidato ao governo estadual na ocasião, foram acusados de tentar comprar um dossiê:

- Vocês viram como é que foi o nível da campanha em 2006. Vocês perceberam que muita gente que aparece com a cara de santo na televisão - porque todo mundo tem que aparecer rindo, com os dentões arreganhados - por de trás faz o que fizeram comigo em 2006. Nós sabemos muito bem.

Na atual campanha, o delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo Sousa disse que foi procurado por integrantes do comitê de campanha petista para elaborar um dossiê contra Serra. O PT nega, mas o jornalista Luiz Lanzetta, que se encontrou com Onézimo, foi afastado da campanha.

Crítica a espaço nos noticiários

A candidata saiu na mesma linha de Lula:

- Nesta campanha nós vamos debater em alto nível, vamos confrontar projetos e programas. Vamos esclarecer ao povo que somos diferentes dos outros candidatos.

Num discurso de 32 minutos, em que circulou com desenvoltura pelo palanque, Lula reclamou do espaço destinado à candidatura de Dilma nos noticiários sobre as convenções do PDT e do PMDB, da qual ela participou anteontem. Lula disse defender a liberdade de imprensa, e pregou que, em período de campanha eleitoral, a imprensa deve ser neutra ou declarar publicamente seu candidato.

- Eu estava vendo um certo canal de televisão: a Dilma deve ter aparecido uns 30 segundos, e o adversário apareceu seis vezes em quase seis minutos. É importante a gente começar a ficar esperto, a olhar e começar a ver qual o tratamento vai ser dado - disse, sendo interrompido por aplausos. - Todos somos defensores da imprensa mais livre do mundo. A imprensa muitas vezes cansa de falar mal de mim, e eu acho que faz parte da democracia. Agora, quando se trata de campanha, é preciso que a imprensa seja neutra ou, no mínimo, diga que tem candidato, porque aí nós vamos mudar de canal para ver o canal da nossa candidata e não o do candidato deles.

Dilma também defendeu a liberdade de imprensa:

- A consolidação do estado democrático de direito passa, igualmente, pela garantia e manutenção de ampla liberdade de imprensa e da livre circulação e difusão de idéias.