Título: Lula aconselha Dilma a não entrar na discussão
Autor: Braga, Isabel ; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 15/06/2010, O País, p. 10

Nossa candidata tem que dizer o que vai fazer, e deixar quem quiser brigar, brigar"

QUELUZITO (MG). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, deve evitar troca de acusações com o principal adversário, José Serra (PSDB), que apontou a ex-ministra como responsável pela produção de dossiês contra tucanos. Segundo o presidente, Dilma tem de se preocupar em apresentar seu projeto de governo e deixar aos partidos da aliança a tarefa de responder aos ataques.

- Nossa candidata tem que dizer para o povo o que vai fazer, quais são as novidades que ela vai apresentar, e deixar quem quiser brigar, brigar- declarou o presidente.

Lula afirmou também que ele mesmo não pretende discutir com os adversários, mas voltou a atacar a oposição. Sem citar nomes, ele voltou a dizer que produção de dossiês é uma tática usada pelos opositores de seu governo:

- Participei de cinco eleições. Vocês nunca viram em uma campanha minha qualquer jogo rasteiro. Agora, tem gente que é especialista nisso (dossiê) no Brasil e vocês sabem quem são. Não somos nós. A história de dossiê não nasceu dentro do PT.

As declarações foram feitas após a inauguração de um gasoduto entre Volta Redonda (RJ) e Queluzito, na região Central de Minas. Realizado no município de aproximadamente 3 mil habitantes, o evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, incluindo moradores e funcionários da Petrobras, mas tanto Lula quanto integrantes de seu governo presentes na cerimônia evitaram qualquer conotação eleitoral.

A única exceção foi o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes, que, sem citar nominalmente Dilma Rousseff, defendeu que "o Brasil continue crescendo com uma mulher a olhar por nós todos".

- Nada como uma mulher para saber que o desenvolvimento em uma família, que o crescimento, tem que ser para todos os filhos - declarou, em meio a aplausos.

Presidente defende Patrus como vice em Minas

Durante todo o evento de ontem em Queluzito, o presidente esteve acompanhado do senador Hélio Costa (PMDB), candidato de sua base aliada ao governo mineiro. Ainda ao lado do parlamentar, Lula defendeu o nome de Patrus Ananias para candidato a vice-governador, mas afirmou que não irá impor sua vontade ao ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, porque não tem como "pedir aquilo que um homem da magnitude do Patrus tem que fazer". O presidente, no entanto, ressaltou a importância do engajamento do petista na chapa e afirmou que é preciso fazer uma campanha "24 horas por dia".

- Estou feliz porque finalmente o PT de Minas decidiu fechar o apoio ao senador Hélio Costa. Agora, está em uma fase de decidir quem vai ser o (candidato a) vice. Se dependesse da minha vontade, se eu fosse mineiro e pudesse dar um voto, o Patrus seria vice do Hélio agora, porque a campanha é para ganhar as eleições de verdade - disse.

O nome de Patrus é defendido por integrantes do PT e PMDB como forma de atrair para a campanha os militantes petistas contrários à imposição de Costa como candidato ao governo, preterindo o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.