Título: MP investigará viagens e propaganda de Cabral
Autor: Braga, Isabel ; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 15/06/2010, O País, p. 10

Procuradora quer apurar se governador usa máquina para a campanha de reeleição

A procuradora regional eleitoral do Rio, Silvana Batini, instaurou ontem um procedimento para investigar se o governador Sérgio Cabral, que disputará a reeleição pelo PMDB, faz propaganda antecipada ou usa a máquina pública para se promover. Silvana também começou a averiguar os gastos de Cabral com publicidade institucional. Este ano, o governo licitação para contratar empresas de publicidade por R$180 milhões, com o objetivo de divulgar as ações de sua administração.

- Quero saber se ele pratica propaganda antecipada ou conduta vedada (uso da máquina), proibidas pela legislação eleitoral - disse ela.

Cabral tem participado de eventos para a entrega de obras no estado, com clima eleitoral. Para isso, utiliza os meios a que tem direito como chefe do Executivo, entre eles helicópteros, como O GLOBO mostrou no domingo. A bordo, também viajam deputados da base aliada, todos pré-candidatos. Um deles é o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, que disputará uma vaga no Senado pelo PMDB.

A assessoria de imprensa do governo do estado informou que Cabral não vai se pronunciar sobre o assunto. O prazo estabelecido pela lei eleitoral para a inauguração de obras vai até 3 de julho.