Título: Se o PT não voltar atrás, vamos à Justiça
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 16/06/2010, O País, p. 12

Manoel da Conceição e Domingos Dutra fazem greve de fome contra apoio a Roseana

MANOEL da Conceição, fundador do PT, e o deputado Domingos Dutra (de marrom) assistem ao jogo do Brasil

NO PLENÁRIO, os grevistas recebem a visita do senador Suplicy

Isabel Braga

BRASÍLIA. Há cinco dias o deputado Domingos Dutra (PT-MA) protesta, no plenário da Câmara, fazendo greve de fome para tentar tornar sem efeito a decisão do Diretório Nacional do PT que determinou o apoio dos petistas maranhenses à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB). Em decisão anterior do diretório estadual, o PT do Maranhão decidira apoiar Flávio Dino (PCdoB). Aderiu ao protesto o petista histórico Manoel da Conceição Santos, adversário da família Sarney. Os dois dizem que estão à base de água e água de coco desde sexta-feira.

- Se o PT não voltar atrás, vamos à Justiça. Na sexta-feira, entraremos com uma ação. Não sabemos se na Justiça comum ou na eleitoral - disse Dutra. - Quando o PT vai pagar a dívida que tem com Sarney? Ele tem todos os cargos federais no Maranhão, no Amapá, tem ministério, derrotou Tião Viana. Por que essa dívida? Tem algo duvidoso. Está em jogo o respeito à democracia.

O deputado iniciou, às 17h41m de quinta-feira, vigília no plenário para sensibilizar integrantes do PT que discutiram o caso do Maranhão na sexta-feira. Sem sucesso, iniciou a greve às 14h20m de sexta. Líder camponês, Manoel, de 75 anos, aderiu. Ele foi um dos fundadores do PT, ao lado de Lula. Após apoiar Sarney na década de 60 para o governo do Maranhão, liderou reivindicação em favor dos camponeses. Foi recebido à bala e preso. Atingido na perna, o ferimento gangrenou na prisão, e a perna foi amputada.

Dutra, 54 anos, disse que perdeu dois quilos e que está com 63 quilos. Manoel perdeu 1,9 quilo e parece mais debilitado:

- Sou como um cancão, pássaro do sertão que sobrevive às adversidades.

Ontem, deputados se solidarizaram com Dutra, a maioria da oposição, criticando o PT.

Dutra usa um laptop e assiste à TV aberta em um televisor antigo, com imagem ruim. Durante o jogo do Brasil, dormiu e só acordou no segundo tempo. Manoel não quis ver o jogo:

- Não gosto de futebol desde a ditadura. Era um instrumento para manipular o povo.

Dutra diz que tem pesadelos durante a noite e ouve as portas ranger. Ele ironiza a lenda sobre fantasmas de deputados:

- Prefiro ser vigiado pelo Adão Preto, pelo Florestan (Fernandes). O ranger de portas arrepia, mas tenho mais medo dos três Josés do PT: o Dirceu, o Genoino e o Dutra, que querem nos entregar no curral de outro José, o Sarney.