Título: Delegado indicado por Tuma Jr. sai do Departamento de Estrangeiros
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 16/06/2010, O País, p. 14

Pestana cuidava dos pedidos de regularização de imigrantes ilegais

BRASÍLIA. O delegado da Polícia Federal Luciano Pestana Barbosa foi demitido anteontem do cargo de diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, no mesmo dia da saída do ex-secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, que o havia indicado. A exoneração foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A saída, determinada pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, foi pedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Telefones interceptados pela Polícia Federal mostraram que Pestana conversou com Tuma Jr. sobre uma suposta encomenda de um componente eletrônico feita ao chinês Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li, amigo do ex-secretário e preso por contrabando em 2009. O ex-diretor era encarregado dos pedidos de regularização de estrangeiros que entram ilegalmente no Brasil. Segundo investigação da PF de São Paulo, Tuma Jr. se valia do cargo para facilitar os pedidos de pessoas ligadas a Paulo Li. Tuma Jr. nega ter dado tratamento privilegiado.

Conteúdo de discos rígidos dos demitidos são copiados

A PF fez cópia do conteúdo dos discos rígidos dos computadores funcionais de Pestana e Tuma Jr. no dia 1º. A operação foi autorizada pelo ministro da Justiça. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Rafael Favetti, disse que o conteúdo dos discos foram "espelhados". O procedimento, segundo Favetti, assegura a proteção das informações digitais, sem que haja acesso ao conteúdo.

- As informações poderão ser acessadas pela Polícia Federal, quando houver decisão da Justiça - explicou.