Título: Garotinho vai ao TSE para tentar concorrer
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 21/06/2010, O País, p. 4

Aliados do ex-governador defendem plano B

Depois de recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, o pré-candidato ao governo do estado pelo PR, Anthony Garotinho, tenta agora no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverter sua inelegibilidade. De acordo com o advogado dele, Jonas Lopes Neto, o ex-governador entrou, quinta-feira passada, com um pedido de medida cautelar no TSE para tentar suspender a decisão do TRE que impede sua candidatura.

A expectativa de Lopes Neto é que o TSE se pronuncie antes da convenção do PR no Rio, domingo que vem, dia 27, e do fim do prazo para registro de candidaturas, 5 de julho. O advogado explica que dificilmente o TRE do Rio conseguirá julgar até o fim desta semana o pedido de embargo de declaração de Garotinho, impetrado no último dia 8, para tentar anular a inelegibilidade do ex-governador, enquadrado também na Lei da Ficha Limpa.

¿ Nesse caso, o TSE não julga o mérito da causa, mas pode conferir efeito suspensivo à decisão do TRE, até um novo julgamento ¿ ele diz.

Esta semana será mesmo decisiva para Garotinho, de acordo com aliados do ex-governador.

Adroaldo Peixoto, secretário-geral do PR, diz acreditar numa definição do TSE já amanhã. Segundo ele, por enquanto o partido trabalha apenas com a hipótese de Garotinho como candidato a governador. Mas se isso não for possível, ele afirma que a única opção descartada seria apoiar o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição.

¿ Todo o resto é possível ¿ diz. ¿ O partido vai se reunir e tomar uma posição.

Pré-candidato do PR ao Senado, o pastor Manoel Ferreira também sustenta que o partido mantém a esperança de uma reviravolta no caso Garotinho. Mas reitera que já se começa a pensar num plano B, com outro candidato a governador.

Garotinho, por sua vez, continua rejeitando qualquer hipótese que não seja sair candidato. Enquanto isso, no PV do adversário Fernando Gabeira ¿ oficializado anteontem candidato a governador do Rio pela coligação PV-PSDB-PPS-DEM ¿, as portas não estão fechadas para um possível apoio do PR. Alfredo Sirkis, presidente regional dos verdes, fez elogios ontem à vereadora Clarissa Garotinho (PR), filha do exgovernador.

Segundo ele, a aproximação dela é bem-vinda, até na campanha nacional, em torno da presidenciável Marina Silva (PV).

¿ Tenho contato quase diário com a Clarissa na Câmara dos Vereadores. Se o Garotinho não puder ser candidato, em algum momento vamos falar sobre isso ¿ disse Sirkis. ¿ Claro que são questões hipotéticas, mas nos alegraria o apoio dela. É uma pessoa que soma.

No mês passado, Garotinho foi considerado inelegível por três anos, a contar de 2008, por abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação na campanha das eleições municipais de 2006. A acusação é de que ele teria privilegiado sua mulher, Rosinha Garotinho, na disputa pela prefeitura de Campos, no Norte Fluminense.