Título: O bem-aventurado Santos
Autor: Costa, Mariana Timóteo da
Fonte: O Globo, 21/06/2010, O Mundo, p. 21

Candidato do governo Uribe é eleito presidente da Colômbia com votação histórica Mariana Timóteo da Costa Enviada especial ¿ BOGOTÁ

Com a promessa e o desafio de fazer um governo de ¿unidade nacional¿, Juan Manuel Santos foi eleito ontem presidente da Colômbia, com uma votação histórica: mais de 69% dos votos, contra cerca de 27,5% de Antanas Mockus, do Partido Verde. A votação foi marcada pela tranquilidade ¿ exceto por 16 mortes de militares e guerrilheiros em combates no interior do país ¿, mas também pela maior abstenção dos últimos 16 anos. Pelo menos 55% dos eleitores da Colômbia (onde o voto é facultativo) não foram às urnas, segundo analistas, por causa do frio e da chuva em boa parte do país, devido aos jogos da Copa e pela projeção das pesquisas que já apontavam para uma ampla vitória de Santos.

O candidato do Partido da U superou até as duas últimas votações do atual presidente, o popular Álvaro Uribe ¿ que, em 2002, foi eleito com 53,5% dos votos, e, em 2006, reeleito com 55%. Os mais de nove milhões de votos recebidos por Santos ¿ contra os mais de 3,5 milhões de Mockus ¿ dariam também ao futuro presidente um ótimo respaldo ¿para governar à sua maneira, e não apenas seguindo as políticas do atual governo, que, como as urnas mostraram, têm rejeição entre os colombianos¿, como disse o cientista político Pedro Medellín.