Título: PT anuncia processo contra Serra
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 23/06/2010, O País, p. 9

Medida é reação a declarações sobre dossiê; PSDB reage: "é inversão da ética" BRASÍLIA. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, anunciou ontem que o partido entrará hoje com uma ação civil por danos morais contra o candidato tucano à Presidência, José Serra. O pedido de reparação judicial terá como base as acusações feitas por Serra, no início do mês, de que o PT e a presidenciável Dilma Rousseff teriam responsabilidade pelo suposto dossiê contra ele e outros tucanos.

Dutra explicou que o PT já havia feito pedido de interpelação judicial para que Serra esclarecesse as acusações. Mas que o juiz responsável por analisar a interpelação entendeu que não havia dubiedade nas afirmações do tucano. Com isso, o PT decidiu, após consultar a própria Dilma, entrar com a ação por danos morais, que será protocolada no Fórum Regional de Pinheiros (SP), onde reside Serra: ¿ Queremos fazer uma campanha de debate de ideias. Mas o candidato da oposição fez acusação séria, de que o PT tem por hábito fazer dossiê. Afirmamos que o PT não tinha encomendado qualquer ação ilegal. Repudiamos esse tipo de acusação.

Não vamos admitir que qualquer pessoa faça isso com objetivo de atacar nosso partido. Quando você é atingido em sua honra, deve procurar reparação.

Ontem, Dutra disse que o partido vai procurar a Justiça sempre que ele e Dilma se sentirem prejudicados. O PT, porém, não fixou valor da ação, caso seja reconhecido o dano moral: Em nota, a campanha de Serra anunciou seu ¿repúdio às tentativas de se fazer política com o uso de falsidades e mentiras, abrigadas em dossiês fajutos feitos com recursos ilegais¿. A iniciativa, diz a nota, é mais uma tentativa do PT de ¿inverter a ética e fabricar notícias para escapar das responsabilidades dos seus desvios. Jogar lama na campanha de adversários desrespeita o eleitor brasileiro.