Título: Marina: Sou uma grande solução para o agronegócio
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 23/06/2010, O País, p. 9

Candidata defende perfil como o de Meirelles para o BC, critica juros altos e cobra mais transparência no BNDES

PETRÓPOLIS (RJ). A candidata do PV à Presidência e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou ontem, em entrevista ao programa da Globonews ¿Míriam Leitão Especial¿, que é uma grande solução para o agronegócio brasileiro. Marina afirmou que não há divergências entre desenvolvimento e meio ambiente e que quer construir hidrelétricas na Amazônia, mas com uma nova concepção social e ambiental.

¿ Eu sou uma grande solução para o agronegócio brasileiro.

Não me conformo que o governo passou mais tempo gastando com propaganda do etanol em vez de fazer a certificação (ambiental) do produto ¿ disse, ressaltando que o melhor caminho para crescer é respeitando a legislação ambiental.

Marina afirmou que o ideal é ter à frente do Banco Central alguém com um perfil como o do atual presidente do órgão, Henrique Meirelles. A jornalista havia perguntado se ela faria um convite para manter Meirelles no BC, caso fosse eleita. Marina, porém, desconversou e disse que há muitas pessoas competentes no Brasil. A candidata criticou os juros altos.

¿ Hoje a taxa é elevada porque o Banco Central persegue a meta de inflação elevando os juros.

Você pode conseguir manter a estabilidade reduzindo os gastos públicos ¿ disse, afirmando que a medida tiraria pressão sobre o BC.

Marina afirmou ainda que entende ser necessária uma mudança na Previdência: ¿ Temos que pensar esta questão (de alteração da idade mínima), em função da maior longevidade das pessoas.

Ao responder a uma pergunta sobre sua condição física, garantiu que tem saúde para ser presidente, a despeito de já ter tido graves problemas: ¿ Agora estou muito bem, só tenho que tomar cuidado com minha alergia, mas quem não tem alergia? Após a entrevista, Marina foi a Petrópolis, onde afirmou que PV foi o primeiro a cobrar mais transparências nas contas do BNDES. Segundo ela, como há subsídios nos juros dos empréstimos, é necessário que as contas estejam dentro do orçamento público. Na cidade serrana, além de dar apoio a candidatos locais e se reunir com empresários, gravou entrevista para uma rede gospel e fez caminhada pelas ruas comerciais ¿ a primeira atividade pública desde a convenção do PV, no dia 10. Na caminhada, mostrou-se pouco à vontade e desviou de algumas pessoas, em vez de cumprimentálas. Apenas acenava. Aos poucos, com o grito de militantes, ela foi se soltando.