Título: PSDB: decisão sobre Ficha Limpa é dos estados
Autor: Amorim, Silvia
Fonte: O Globo, 23/06/2010, O País, p. 12

Cúpula do partido se reúne com candidatos ameaçados pela nova lei, como Cunha Lima e Jackson

SÃO PAULO. Com alguns palanques regionais do PSDB e de aliados ameaçados pela Lei da Ficha Limpa, a campanha do candidato tucano à Presidência, José Serra, fez ontem em São Paulo uma reunião para avaliar a situação jurídica dos seus candidatos nos estados. O núcleo político reuniu-se com o candidato a governador no Maranhão pelo PDT, Jackson Lago, único apoio dos tucanos no estado, e com o principal nome do PSDB na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima, postulante ao Senado. Por enquanto, a orientação na equipe de Serra é deixar as campanhas nos estados decidirem o que fazer. Não há plano B em discussão ainda.

É unânime a opinião de que interferir no processo local, principalmente nos casos de candidaturas de aliados, poderia ser mais prejudicial para Serra.

¿ Cada estado tem que avaliar as condições jurídicas, políticas e eleitorais das suas candidaturas ¿ defendeu o deputado Jutahy Magalhães (PSDB-BA).

No encontro, o coordenadorgeral da campanha tucana, senador Sérgio Guerra (PE), e o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), ouviram, ao lado dos postulantes, uma análise da área jurídica.

¿ Fizemos uma avaliação de cada caso. Eles acham que têm razão e vão ganhar na Justiça ¿ disse Guerra.

Lago e Cunha Lima foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral por compra de votos e abuso de poder econômico, respectivamente.

Na semana passada, o TSE decidiu que a Lei da Ficha Limpa atinge também os condenados por colegiado (mais de um juiz) antes da sanção da legislação, no último dia 4 de junho.

O PSDB se encontra numa situação delicada também no Distrito Federal. O candidato ao governo pelo PSC, Joaquim Roriz, está na lista dos políticos que renunciaram a mandato para escapar de cassação, conduta que a nova Lei da Ficha Limpa também pune com a inelegibilidade.