Título: Câmara aprova mudança em modo de votação
Autor:
Fonte: O Globo, 24/06/2010, O País, p. 10

Projeto modifica a ordem dos candidatos na urna eletrônica BRASÍLIA. A Câmara aprovou ontem à noite projeto que modifica a ordem de aparecimento dos candidatos na urna eletrônica, nas eleições de outubro. A proposta prevê que o deputado federal deve ser o primeiro cargo proporcional que aparece na urna eletrônica, restabelecendo a regra usada até a eleição de 2008. A ordem de apresentação dos cargos foi alterada por recente resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu colocar o cargo de deputado estadual em primeiro lugar.

O projeto, do deputado Milton Monti (PR-SP), foi posto em votação por acordo entre os líderes partidários e aprovado em poucos minutos.

Agora, a proposta será analisada pelo Senado, onde também deverá ser aprovada em tempo recorde.

Os parlamentares reclamavam da resolução do TSE, afirmando que os eleitores já estavam acostumados a votar, em primeiro lugar, no deputado federal, e que a mudança causaria confusão e poderia aumentar os votos nulos.

Antes da votação, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), avisou que o TSE manifestou preocupação com a mudança, porque 400 mil urnas já estariam com software organizado com a nova lista.

¿ Antes de colocar em votação a matéria, quero, em homenagem ao Tribunal Superior Eleitoral e ao eminente presidente ministro Ricardo Lewandowski, dizer que S.Exa.

me telefonou expressando a preocupação de que há 400 mil urnas eletrônicas programadas para esse efeito. Assim, registro esse fato, em homenagem ao TSE ¿ disse Temer.

Os deputados argumentaram que basta mudar o software novamente, mas técnicos do TSE alertaram que isso não é tão fácil. Mesmo assim, o projeto foi aprovado. A lista de aparecimento dos demais cargos foi mantida