Título: Saque do Bolsa Família será antecipado
Autor: Maltchik, Roberto; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 24/06/2010, O País, p. 12

Defesa Civil vai enviar 6,3 mil kits para vítimas se abrigarem BRASÍLIA. Além do batalhão de bombeiros, militares e voluntários, a Defesa Civil já enviou à região 53 kits de medicamento de primeiros socorros, capazes de atender 50 mil pessoas. Outros 6,3 mil kits emergenciais de abrigamento (colchão, toalha de banho, cobertor, travesseiro, lençol e fronha), 83 mil cestas de alimentos e 133 rolos de lona estão sendo entregues aos desabrigados.

O governo também antecipou o saque do Bolsa Família para a população das áreas atingidas. Para isso, as prefeituras devem comprovar que o beneficiário está entre as vítimas da enchente.

Kits de abrigo enviados para SC irão para os dois estados Sobra de campanha de ajuda para Santa Catarina, três mil kits de abrigo foram enviados para os dois estados. A Defesa Civil catarinense ofereceu ainda apoio de técnicos que atuaram na crise de 2008, mas, por enquanto, os especialistas não foram convocados.

A Defesa Civil recomendou ainda que as doações sejam feitas apenas em dinheiro. A doação de mantimentos e roupas, de acordo com a secretaria, é cara e difícil.

Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, nenhum projeto de reconstrução foi apresentado até agora pelos municípios ou pelos governos de Alagoas e Pernambuco.

Só depois que eles forem apresentados é que a Defesa Civil vai analisar a liberação de novos recursos, processo que normalmente demora entre dois e seis meses: ¿ É normal. Eles estão fazendo primeiro a emergência.

procurar desaparecidos, fornecer alimentos e água. Isso se sobrepõe à tarefa na sequência, de fazer os projetos.

Paulo Bernardo confirmou que o governo estuda uma nova fórmula para acelerar a análise da documentação apresentada pelos estados em situação de emergência ou em calamidade, mas não deu detalhes sobre a proposta. (Chico de Góis e Roberto Maltchik)