Título: Fogo amigo sobre a Casa Branca
Autor: Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 23/06/2010, O Mundo, p. 30

Comandante dos EUA no Afeganistão e assessores enfurecem Obama com críticas

Ocomandante dos Estados Unidos no Afeganistão, general Stanley McChrystal, terá muito o que explicar ¿ e se desculpar ¿ hoje, na Casa Branca, ao presidente Barack Obama e seu vice, Joe Biden. O graduado militar foi convocado de urgência a Washington depois da divulgação de uma reportagem da revista ¿Rolling Stone¿ na qual critica e zomba do próprio presidente e de altos funcionários do governo. Em um breve pronunciamento sobre a entrevista, Obama disse que o general revelou ¿pouco discernimento¿, acrescentando que só tomaria uma decisão após o encontro cara a cara de hoje. Segundo a revista ¿Time¿, o comandante teria oferecido ontem mesmo a sua renúncia ao presidente.

No artigo intitulado ¿The Runaway General¿ (algo como ¿O General Desertor¿), assinado por Michael Hastings, McChrystal e assessores próximos abusam do discurso informal como artilharia jocosa, numa clara demonstração de descontentamento na relação com as autoridades de Washington sobre as estratégias adotadas no Afeganistão. Entre os principais alvos está o embaixador americano em Cabul, Karl Eikenberry, por quem o general se disse ¿traído¿ em uma reunião na Casa Branca sobre o pedido de envio de mais tropas para o Afeganistão. McCrystal sugere que o embaixador teria usado um memorando interno como eventual proteção a futuras críticas referentes ao aumento do número de soldados na região.

¿ Gosto do Karl, conheço-o há anos, mas eles nunca disseram algo parecido para nós antes. Ele protege seu flanco para os livros de História. Se perdermos, poderá dizer: ¿Viu, eu avisei¿ ¿ diz o general à revista.

Uma enxurrada de insultos ao governo

Segundo o relato de um de seus assessores, o comandante também teria saído bastante frustrado de seu primeiro encontro com o presidente Obama, no Salão Oval da Casa Branca.

¿ Foi uma operação de dez minutos para fotos. Obama claramente nada sabia sobre ele, quem era... Ali estava o cara que ia dirigir a porra da guerra dele, mas ele não parecia muito interessado. O chefe ficou muito decepcionado ¿ conta o assessor.

Em outro trecho do artigo, ao ser questionado sobre o vice-presidente Joe Biden, McChrystal rebate:

¿ Você está perguntando sobre o vice-presidente Biden? Quem é ele?

Outro assessor acrescenta:

¿ Biden? Você disse ¿bite me?¿ (¿me morde¿, em português).

Um outro assessor do general define o general Jim Jones, conselheiro do governo em segurança nacional, como ¿um palhaço que parou no tempo em 1985¿. Sobrou também para o enviado especial dos EUA para o Paquistão e o Afeganistão, Richard Holbrooke.

¿ Ele é como um animal ferido. Holbrooke continua escutando rumores de que será despedido, o que o torna perigoso ¿ comenta o general.

Em outro momento, a reportagem descreve a reação de McChrystal ao receber um email de Holbrooke:

¿ Ah não, outro email de Holbrooke. Não quero nem abrir!

O editor da ¿Rolling Stone¿, Eric Bates, afirmou que o comandante teve acesso ao conteúdo do artigo antes de sua publicação, sem manifestar nenhuma objeção. Mas diante da repercussão de suas declarações, o general procurou limitar os estragos já feitos. ¿Eu apresento minhas sinceras desculpas por este perfil. Foi um erro, refletindo um julgamento infeliz, e nunca deveria ter ocorrido¿, disse, por meio de um comunicado.

Resta saber quais serão os danos colaterais provocados por sua verborragia. Ontem, seu assessor de imprensa civil, Duncan Boothby, que coordenou a operação da reportagem, demitiu-se. O secretário de Defesa, Robert Gates, afirmou que McChrystal cometeu um ¿erro significativo¿. O almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, se disse ¿profundamente desapontado¿ com o episódio. Parlamentares exigiram a demissão imediata do general.

Entre os poucos que saíram em sua defesa estão o comando da Otan e o presidente afegão, Hamid Karzai. O líder afegão disse apoiar fortemente McChrystal e sua estratégia no país, e o definiu como ¿o melhor comandante que os EUA mandaram para o Afeganistão nos últimos nove anos¿.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, não forneceu definição alguma sobre o futuro de McChrystal.

¿ Todas as opções estão sobre a mesa ¿ disse, evasivo.

Segundo assessores do governo, Obama ficou enfurecido ao ler o perfil na ¿Rolling Stone¿. Aos jornalistas, Gibbs preferiu não tecer maiores comentários sobre o grau da fúria presidencial:

¿ Vocês saberiam se tivessem visto.

www.oglobo.com.br/mundo