Título: ANS quer que operadoras reduzam mensalidades cobradas de idosos
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 24/06/2010, Economia, p. 27

Parte do que os jovens pagam ajudaria a custear benefício dos mais velhos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulamenta e fiscaliza o setor, quer mudar o método de cálculo das mensalidades dos planos de saúde dos idosos. O objetivo é fazer com que eles não paguem mensalidades tão altas.

O presidente da ANS, Maurício Ceschin, tem planos para negociar a criação de uma espécie de capitalização, na qual parte do que os usuários mais jovens pagassem agora serviria para ajudar o custeio do plano no futuro. Por outro lado, a agência tem a preocupação de não afastar os mais jovens do serviço, o que traria um desequilíbrio ao setor. Assim, se esse modelo for criado, seria opcional.

Caso entre em vigor, a mudança valeria, pelo menos inicialmente, apenas para os planos considerados novos, aqueles contratados a partir de janeiro de 1999, quando a ANS passou a regular a prestação de serviços de planos de saúde. Cerca de três milhões de pessoas com mais de 60 anos têm planos novos e poderiam ser beneficiados com a alteração em estudo.

A ANS poderá criar uma câmara técnica para discutir o tema com representantes das operadoras, dos órgãos de defesa do consumidor e dos médicos, ou colocar o projeto em consulta pública. É preciso verificar ainda se é necessário fazer alguma mudança na legislação.

A ANS também vai determinar prazos para atendimento dos clientes de planos de saúde. O primeiro passo é a coleta de dados sobre esses períodos com as próprias empresas. Para isso, a agência pôs em seu site (www.ans.gov.br) um questionário para que as operadoras informem quanto tempo demoram para liberar consultas, exames, internações e cirurgias, entre outros procedimentos. Os dados serão analisados por um grupo criado para elaborar as novas regras para os clientes dos planos de saúde