Título: Ensino profissional na pauta dos presidenciáveis
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 27/06/2010, O País, p. 16

Dilma quer mais escolas; Serra defende extensão do ProUni; e Marina, a reorientação do currículo

BRASÍLIA. Na lista de temas no debate eleitoral, as propostas de cada candidato para o rumo do ensino profissional já estão sendo desenhadas. Os três principais presidenciáveis foram procurados pelo GLOBO para falar sobre o assunto.

A candidata governista, Dilma Rousseff (PT), enalteceu o trabalho dos oito anos de governo Luiz Inácio Lula da Silva na área. Dilma afirmou que o país deixou para trás ¿décadas de estagnação¿.

¿ O nosso projeto, até 2014, é construir uma escola em cada município com mais de 50 mil habitantes. Assim haverá escolas de ponta a ponta do Brasil. O projeto também prevê 500 mil alunos matriculados, nos próximos quatro anos, na rede de escolas técnicas federais ¿ disse Dilma, por intermédio de sua assessoria de imprensa.

Marina Silva (PV) faz críticas à atual gestão do Ministério da Educação e afirma que pretende reorientar o currículo para atender a economia verde.

¿ Defendo a reorientação do currículo para priorizar o ensino técnico voltado para atividades produtivas ligadas à economia verde, como a reciclagem e o uso de energias alternativas ¿ defendeu.

José Serra (PSDB) planeja, se eleito, acelerar o processo de expansão do ensino profissional e criar vagas para um milhão de estudantes. O ex-governador afirmou ainda que está disposto a levar às escolas técnicas o ProUni, programa lançado pelo atual governo para que alunos de baixa renda ocupem vagas abertas em escolas privadas.

¿ Vamos dar bolsa para que um aluno numa determinada região possa ir para uma escola particular de ensino técnico com bolsa do governo ¿ disse Serra. (Roberto Maltchik)