Título: Reino Unido quer mexer na Previdência
Autor:
Fonte: O Globo, 25/06/2010, Economia, p. 32

Governo conservador pretende elevar idade mínima para 66 anos em 2016

LONDRES. O governo britânico vai acelerar seus planos para elevar a idade de aposentadoria dos homens a 66 anos, possivelmente já em 2016, informou ontem a agência de notícias AFP. A mudança para as mulheres viria alguns anos depois. A idade atual é de 65 anos. O secretário de Trabalho e Aposentadoria, Iain Duncan Smith, disse que é preciso ¿revigorar¿ a Previdência pública.

¿ Anos de negligência e inação nos deixaram com menos pessoas contribuindo para a aposentadoria a cada ano e a Previdência estatal foi corroída, deixando milhões na pobreza ¿ disse Smith à imprensa local.

Mas, de acordo com o jornal britânico ¿Guardian¿, sindicatos e grupos de caridade argumentam que o governo está fomentando uma ¿guerra de classes¿ e quer que as pessoas ¿trabalhem até morrer¿.

A reforma da Previdência já estava na agenda do governo anterior, do trabalhista Gordon Brown. Os planos eram elevar a idade para 66 anos em 2024, chegando aos 68 em 2046.

Cameron está `mudando a trave do gol¿, diz oposição

O atual governo, do conservador David Cameron, pode elevar mais ainda a idade mínima, chegando aos 70 anos. Segundo Smith, as pessoas estão vivendo mais tempo e com mais saúde, ¿e a última coisa que queremos é perder esse talento devido a um limite de idade arbitrário¿.

Yvette Cooper, secretária do Trabalho do governo paralelo (que o partido que está na oposição sempre monta no Reino Unido), acusou o governo de ¿mudar a trave do gol¿ para quem tem 50 anos. Ela disse ao ¿Guardian¿ que o prazo para a mudança é injusto.

O grupo beneficente Age UK também mostrou preocupação. Sua diretora, Michelle Mitchell, disse ao ¿Guardian¿ que, antes de elevar a idade para a aposentadoria, o governo deveria reduzir as desigualdades entre ricos e pobres.

Já Paul Kenny, secretário-geral do sindicato GMB, afirmou que ¿o governo sabe que os operários das regiões industriais não têm a mesma expectativa de vida que outras classes¿. Hoje, no Reino Unido, ela é de 77 anos para homens e 81 anos para mulheres.