Título: Número de tarifas de cartões de crédito pode ficar abaixo de 20, diz BC
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 25/06/2010, Economia, p. 30

Governo prepara mudanças no setor. Hoje são mais de 50 serviços cobrados

BRASÍLIA. O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Mendes, indicou ontem que o número de tarifas cobradas pelos bancos emissores de cartão de crédito pode ficar abaixo de 20. Ele argumentou que o governo prepara, para breve, mudanças nas tarifas neste segmento. Hoje, são cobradas mais de 50 tarifas, muitas com nomenclaturas confusas e que remuneram o mesmo serviço.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) adiantara ao GLOBO este mês que o número poderia cair para 20 ou 30.

¿ Pode ser até menos. Vai cair bastante ¿ afirmou Mendes ao ser questionado se o BC também previa que o número de tarifas de cartão de crédito poderia cair para algo entre 20 e 30.

O BC e a Abecs estão negociando uma nova regulação no setor, em especial para a cobrança de tarifas. A ideia é repetir o que aconteceu com as taxas bancárias, que hoje obedecem a uma padronização de nomes e limites no número de taxas ¿ atualmente, 31. Ontem, o diretor participou de uma audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados sobre o setor de cartões de crédito.

Operadoras dizem que estão buscando soluções No encontro, que contou também com a presença de representantes de indústria de cartões, lojistas e Ministério Público, ficou claro que há consenso de que é preciso criar novas regras para o setor, que movimenta mais de R$ 500 bilhões por ano no Brasil.

O consultor da Abecs Juan Ferrés defendeu que as operadoras de cartões estão buscando medidas para tornar a atividade mais competitiva.

Ele citou o fim da exclusividade das máquinas de cartões nos estabelecimentos.

No próximo dia 1 o todas as bandeiras poderão ser processadas num único aparelho.

O diretor do BC também avaliou que o recente anúncio feito pelo governo chinês, de flexibilização do câmbio, deve ser uma boa notícia ¿em princípio¿. Ele argumentou que ainda é preciso esperar mais informações sobre como será esse processo na China, mas vê pontos positivos.

¿ Em princípio, (a medida) tende a reduzir o des equilíbrio do comércio mundial ¿ afirmou o diretor do Banco Central.