Título: UPPs a caminho do Twitter
Autor: Costa, Ana Cláudia; Berta, Ruben
Fonte: O Globo, 25/06/2010, Rio, p. 18

Coordenador quer redes sociais para contato com as comunidades

Um novo canal de comunicação será criado para aproximar moradores e policiais de comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O anúncio foi feito ontem pelo novo coordenador das pacificadoras, coronel Robson Rodrigues da Silva, de 46 anos, há 25 na corporação, que assumiu ontem o comando. A ideia é usar um meio ágil de comunicação, como as redes sociais pela internet. O Twitter seria uma das sugestões.

¿ Temos que consolidar cada vez mais o respeito dos moradores. Foram muitos anos de traumas para os dois lados. Pretendo ouvir muito a comunidade e os policiais. A criatividade será crucial para esta aproximação ¿ explicou Rodrigues.

Segundo o novo comandante, há medidas a curto, médio e longo prazo a serem tomadas no planejamento do modelo ideal para as pacificadoras. A criação de um perfil no Twitter seria a médio prazo. A preocupação imediata de Rodrigues é chegar, até o fim deste ano, a 15 UPPs, em 59 comunidades, o que beneficiaria 210 mil pessoas. Para isso, ele irá comandar 3.850 policiais. O coronel adiantou que pretende adotar um policiamento adequado à realidade de cada comunidade ocupada e não importará modelos prontos de outros lugares.

¿ Primeiro, estamos fazendo o diagnóstico de cada uma. Procuramos localizar pontos fracos para melhorá-los e aperfeiçoar o que está dando certo ¿ disse o comandante, que já reuniu os comandantes das UPPs, alguns deles seus ex-alunos na Academia de Polícia Militar, para dar o tom da sua administração.

Perguntado sobre a abordagem policial, uma das reclamações de alguns moradores, o novo comandante disse que o policial comunitário precisa priorizar a proteção ao cidadão. Esta será uma de suas orientações:

¿ Nossa formação profissional visa a revista de criminosos. Temos que reverter isso. Depois da abordagem, ao verificarmos que se trata de um cidadão, temos que pedir desculpas e explicar a importância da revista para a sua própria segurança.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que esteve na posse de Rodrigues, anunciou o fim dos Grupamentos de Policiamento em Áreas Especiais (GPAEs). No lugar deles, serão implantadas UPPs.