Título: Vaticano tem recurso rejeitada
Autor:
Fonte: O Globo, 29/06/2010, O Mundo, p. 29

Justiça americana se recusa a confirmar imunidade em caso de pedofilia

O PAPA Bento XVI cumprimenta o cardeal Schoenborn no Vaticano

PORTLAND, Oregon, e BRUXELAS. O Vaticano poderá ser considerado culpado em um processo civil em um caso de pedofilia, depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu ontem não se pronunciar sobre um recurso que pedia imunidade à Santa Sé. O recurso invocava o direito à imunidade que possuem os Estados soberanos e já havia sido recusado em outras instâncias da Justiça americana.

A decisão da Suprema Corte permite que o processo contra o Vaticano por não punir um padre por abuso sexual em Oregon siga em frente.

Agora, um tribunal americano poderá examinar a qualidade de empregador do Vaticano em relação ao padre acusado, o irlandês Andrew Roman, a fim de decidir se a Igreja pode ser condenada. Roman morreu em 1992, e foi acusado de abuso sexual em Chicago e na Irlanda, além da acusação que corre até hoje em Portland.

Os membros da comissão da Igreja belga que investigava escândalos de pedofilia no país anunciaram sua demissão em massa e comunicaram o fim das investigações. A decisão ocorreu em resposta ao confisco, na semana passada, de todos os arquivos dos 475 casos de abuso investigados pelo grupo, numa operação controversa conduzida pela polícia belga e criticada inclusive pelo Papa. A demissão dos membros será efetiva apenas a partir da quinta-feira.

Ao renunciar, o chefe da comissão e psicólogo infantil, Peter Adriaenssens, alegou falta de documentos para prosseguir com as investigações e acusou a polícia belga de haver ¿traído as quase 500 vítimas que confiaram suas histórias à comissão nos últimos dois meses¿. A comissão foi formada há 12 anos, mas Adriaenseen estava no comando há apenas dois meses ¿ período no qual o número de denuncias recolhidas aumentou dramaticamente. Das quase 500 vítimas, apenas 100 concordaram que seus casos fossem relatados à Justiça.

¿ Nós nos retiramos. O debate deve acontecer agora entre vítimas, políticos, Justiça, Igreja e opinião pública ¿ declarou Andriaenssens. ¿ Nós servimos de isca.

Para o chefe da comissão, o primeiro a renunciar, a ação viola o direito das vítimas, que concordaram em falar sob a condição de anonimato.

Só o Papa pode criticar cardeais, diz o Vaticano

Por sua vez, o Vaticano, tentando lutar contra danos causados à sua imagem por essas acusações, advertiu ontem um cardeal austríaco que criticara publicamente o ex-secretário de Estado Angelo Sodano, número 2 de João Paulo II, por sua suposta atuação encobrindo casos de abuso na Áustria. Em um ato inesperado, o Vaticano disse que só o Papa tem o poder de criticar cardeais e admitiu que censurou o cardinal de Viena, Christoph Schoenborn, por suas críticas contra a Igreja.