Título: Dilma: responsabilidade não é do PT
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 18/06/2010, O País, p. 4

Isso não diz respeito à minha campanha"

Enviada especial BRUXELAS e TERESINA. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tentou ontem em Bruxelas se desvencilhar de qualquer ligação sua e do PT com um suposto esquema de espionagem contra o candidato do PSDB a presidente, José Serra.

¿ O jornalista (Luiz) Lanzetta não é do PT. Nós contratamos uma empresa. Ela tem responsabilidade jurídica por ela. O que ela faz é responsabilidade dela. O PT não autoriza, não contratou e não tem nenhum dos seus militantes em contato ¿ disse a candidata.

Dilma desafiou o ex-delegado Onézimo Sousa a mostrar os papéis provando o esquema: ¿ Era interessante que, se há isso, ele (que) mostre. O que é verdade é que o PT e a minha campanha não contrataram nenhuma pessoa, não fizeram contato com esse delegado, e todos os documentos que porventura sejam colocados, se existirem esses documentos, não foram produzidos por nós.

Vocês sabem que não foram ¿ disse.

Sobre se Lanzetta não estaria falando em nome do PT, ela foi categórica: ¿ Não, não estavam falando (em nome do PT), e nós já dissemos isso todas as vezes em que nos perguntaram. Não estavam contratados por nós, não falavam em nosso nome, não têm autorização para falar no nosso nome. O PT não pode se responsabilizar pelo que faz uma empresa. Nós contratamos o serviço (da empresa). Aliás, é bom que se diga: eles não prestaram serviços só para nós.

Dilma encerrou o assunto dizendo: ¿ Sobre o comportamento deles, eu não vou fazer nenhum comentário. Não diz respeito à minha campanha nem ao meu partido.

Em viagem a Teresina, no Piauí, o tucano José Serra preferiu não comentar as declarações do delegado aposentado da PF.

COLABOROU: Efrém Ribeiro