Título: PSB de Minas Gerais adota chapa Dilmasia
Autor: Portela, Marcelo
Fonte: O Globo, 18/06/2010, O País, p. 10

Aécio comemora apoio dos socialistas ao tucano Anastasia, mas diz que PSDB do estado votará em Serra

BELO HORIZONTE. Líderes do PSB mineiro se reuniram ontem com o ex-governador Aécio Neves (PSDB) e o atual ocupante do cargo, Antônio Anastasia, para declarar apoio à reeleição tucana no estado. A decisão deve ser homologada na convenção do PSB, no próximo dia 27, e confirma a tendência em Minas do fenômeno batizado de ¿Dilmasia¿, com apoio e votos para a petista Dilma Rousseff à Presidência e ao tucano Anastasia para o governo. O PR já confirmou apoio ¿híbrido¿ e o PDT pode seguir o caminho.

A ocorrência do ¿Dilmasia¿ no PSB no estado não é negada por Aécio, um dos protagonistas do ¿Lulécio¿ em 2006. Na ocasião, prefeitos e líderes políticos mineiros defenderam voto nas reeleições do presidente Lula e do tucano, então governador.

¿ O que posso dizer é que, no nosso campo, do PSDB em especial, estaremos todos votando no candidato José Serra.

Mas temos que respeitar o direito de partidos que no nível nacional apoiam o presidente Lula de estarem com a candidata do presidente Lula, mas que aqui, já que participam há oito anos do nosso projeto de governo, estarão com o governador Anastasia ¿ disse Aécio, referindose ao ¿Dilmasia¿ do PSB.

Segundo o ex-governador, apesar de o PSB fazer parte da base do presidente Lula, o apoio dos socialistas em Minas ¿é um encaminhamento natural ¿ , já que também apoiam os tucanos no estado.

¿ Estivemos juntos ao longo destes oito anos e continuaremos juntos pelos próximos quatro anos trabalhando por Minas Gerais. É um apoio que tem para mim um significado especialíssimo.

O PSB e o PSDB estão fadados a construir também um projeto nacional, já que estamos juntos construindo há oito anos um projeto mineiro ¿ disse.

A própria Dilma, em visita à capital mineira em abril, confirmou a possibilidade de o fenômeno ocorrer ao afirmar que ¿a gente não escolhe a forma pela qual o povo monta as alianças¿.

Anastasia não comentou.

Prefeito de BH adotará também o ¿Pimentécio¿

Entre os participantes do encontro, ocorrido no Palácio das Mangabeiras, estavam os principais líderes do PSB no estado, como o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, eleito com apoio de Aécio, então governador, em aliança com Fernando Pimentel (PT), antecessor do socialista na prefeitura.

Lacerda disse que, além do ¿Dilmasia¿, adotará o ¿Pimentécio¿, votando no tucano e no petista, candidatos ao Senado.

O prefeito negou que haja constrangimento em subir no palanque de Dilma na capital, onde estará também o candidato ao governo da base de apoio do presidente Lula, o senador Hélio Costa (PMDB).

O presidente do diretório mineiro do PSB, deputado estadual Wander Borges, avalia que não haverá ¿desconforto¿ para os socialistas subirem nos palanques tucano e petista, porque o apoio ¿híbrido¿ já ocorre.

¿ Pelo contrário. Ela (chapa) foi híbrida desde que apoiamos a nível nacional o presidente Lula no Congresso, e apoiamos aqui na Assembleia Legislativa o PSDB ¿ disse o deputado, que, em 2006 adotou o ¿Lulécio¿.