Título: Jovens gays têm mais chances de contrair HIV
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 18/06/2010, O País, p. 14

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que eles têm mais relações sexuais casuais e se protegem menos

BRASÍLIA. Pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde apontou que, entre homens gays com mais de 18 anos, 10,5% têm o vírus da Aids. Os dados mostram que as chances de transmissão são maiores nesse segmento.

¿ O Brasil, claramente, tem um aumento gradual do HIV em heterossexuais. Mas ainda há um perigo maior entre os gays ¿ afirmou a diretora do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do ministério, Mariângela Simão.

A estimativa do governo é de que 0,8% dos homens entre 15 e 49 anos esteja infectado no país, mas um homossexual tem 11 vezes mais chances de se tornar soropositivo, e 18 vezes mais possibilidades de desenvolver Aids.

Estudo ouviu 3,6 mil homens em dez cidades Para o estudo, foram ouvidos 3.610 homens no Rio, Manaus, Recife, Salvador, Curitiba, Itajaí (SC), Santos (SP), Belo Horizonte, Campo Grande e Brasília.

Além dos que se assumem homossexuais, foram ouvidos os que não se identificam assim ¿ caso de bissexuais ou garotos de programa, por exemplo ¿ e que são classificados como HSH (homens que fazem sexo com outros homens).

Os dados mostram que, embora usem camisinha na mesma proporção que os heterossexuais, os gays têm mais relações casuais (a média é de 9,8 parceiros por ano). Dos gays, 79% disseram ter mantido relação casual nos 12 meses anteriores à pesquisa, contra 34% entre os homens em geral, entrevistados em 2008 pelo ministério. Nos dois casos, só a metade se protegeu em todas as relações. Entre os gays, a prática de se prevenir aumenta com a idade.

¿ O jovem se sente mais protegido pela juventude. Outra questão é que não viu a face da morte ligada à Aids.

Quanto mais velho o gay, mais protegido ele está ¿ comentou Mariângela