Título: Relator da ONU defende Globovisión
Autor:
Fonte: O Globo, 18/06/2010, O Mundo, p. 31

La Rue pede fim de perseguição a presidente de televisão independente CARACAS. O relator especial de liberdade de expressão da ONU, Frank La Rue, pediu ontem que as autoridades da Venezuela revoguem a ordem de prisão do presidente da rede de televisão independente Globovisión, Guillermo Zuloaga.

¿ Nenhum governo no mundo tem direito de silenciar as críticas ou a voz da oposição por meio de procedimentos penais ¿ declarou, em nota, La Rue, em Genebra. Zuloaga é acusado de usura e formação de quadrilha e está foragido desde a semana passada.

O governo venezuelano condenou as declarações do relator especial e afirmou que pedirá a destituição de La Rue ao secretário-geral da ONU. Para o embaixador da Venezuela na ONU, não é a primeira vez que La Rue ¿faz uso indevido e abusivo de suas funções¿.

Em sua declaração, o relator especial da ONU afirma que ¿este último ato de perseguição contra Zuloaga é sintomático da deterioração contínua da liberdade de imprensa no país¿. La Rue mostrou ainda preocupação de que a ordem de prisão do empresário tenha motivações políticas, afirmando que ¿esta não é a primeira vez que funcionários da Globovisión são perseguidos pela Justiça pelo exercício da liberdade de expressão¿.

Segundo o relator, empregados da rede são vítimas de atos de intimidação, o que deu origem, em 2008, a uma medida cautelar concedida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

La Rue concluiu sua declaração reiterando o pedido de permissão para visitar a Venezuela, a fim de avaliar ¿de maneira profunda a situação das liberdades de expressão da imprensa no país¿.

Chávez ameaça estatizar Globovisión Em rede nacional, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, sugeriu que pode reivindicar as ações de Nelson Mezerhane, um dos principais sócios da Globovisión e presidente do Banco Federal. No início da semana, o banco foi alvo de uma intervenção do governo venezuelano.

Chávez disse ainda que o governo pode estatizar parte da Globovisión, caso Zuloaga e Mezerhane não se apresentem às autoridades do país. A Globovisión é a última grande rede de televisão ainda controlada pela oposição