Título: PT tenta novo palanque no Paraná
Autor: Vasconcellos, Adriana
Fonte: O Globo, 26/06/2010, O País, p. 4

Sem Osmar Dias, plano B é apoiar peemedebista

O PT trabalha com um plano B para o palanque no Paraná da presidenciável do partido Dilma Rousseff, a partir da confirmação da escolha do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) como vice da chapa do tucano José Serra. Sem aliança com o PDT, a principal alternativa da campanha petista no Paraná passou a ser o apoio à reeleição do atual governador Orlando Pessuti (PMDB). Outra solução poderia ser a candidatura do ex-prefeito de Londrina Nedson Micheleti (PT).

O partido apostava numa aliança em torno da candidatura ao governo paranaense do senador Osmar Dias (PDT), irmão de Álvaro.

Os irmãos Dias sempre afirmaram que não seriam adversários nas urnas, mas, ontem à noite, os petistas apostavam em um novo recuo de Osmar, diante de imposições feitas pelo seu partido, o PDT, aliado de Dilma.

O quadro deu uma reviravolta depois que Osmar Dias recebeu o recado do presidente nacional do PDT, ministro Carlos Lupi (Trabalho), de que poderia ser impedido de disputar a reeleição ao Senado, mesmo como avulso, caso faça uma aliança branca com o PSDB.

Diante disso, o ex-governador Roberto Requião (PMDB-PR) chegou a propor uma aliança só entre o PDT e o PMDB no estado.

Os petistas vão aguardar uma palavra final de Osmar até hoje, quando deve ocorrer a convenção regional do PDT. De qualquer forma, haverá um enfraquecimento do palanque da Dilma no estado, já que a candidatura de Osmar Dias era considerada a mais competitiva para enfrentar o tucano Beto Richa. A solução terá que sair neste fim de semana, pois tanto o PT como o PMDB do Paraná realizam convenção amanhã.

Os petistas suspeitam que Osmar já sabia das negociações do irmão Álvaro Dias e segurou até o último momento o acordo que estava negociando com o PT. Até então, o acordo incluía na chapa de Osmar ao governo as candidaturas ao Senado de Requião e da petista Gleisi Hoffmann