Título: Vice de Serra abre crise com DEM
Autor: Vasconcellos, Adriana
Fonte: O Globo, 26/06/2010, O País, p. 3

PSDB escolhe o tucano Álvaro Dias, mas Roberto Jefferson divulga e surpreende DEM, que reage

Com o aval do candidato tucano, José Serra, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, apresentou ontem o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) como o nome do partido para ser vice na chapa presidencial. Mas, antes mesmo que conseguisse comunicar a decisão a todos os aliados, a informação foi antecipada no Twitter pelo presidente do PTB, o deputado cassado Roberto Jefferson, dando início a uma crise na campanha. O DEM reagiu, avisou que não abre mão da vaga e, nos bastidores, ameaçou romper a aliança nacional com o PSDB.

¿ O DEM não aceita isso. Não abrimos mão da vaga de vice. Se for (Álvaro Dias), será uma imposição ¿ afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), um dos nomes do partido para vice de Serra.

À noite, no Twitter, cresceu a reação dos integrantes do DEM . O deputado Ronaldo Caiado (GO) classificou a escolha como ¿desastrosa e inconsequente¿. Ele afirmou que o DEM não admitia o ¿golpe¿ e acrescentou: ¿Se na campanha nos tratam assim, imaginem se o PSDB ganhar?¿.

Dentro do PSDB, porém, a escolha de Dias é considerada irreversível.

Além de desarranjar o palanque da adversária Dilma Rousseff (PT) no Paraná, outro argumento a ser apresentado ao DEM é que pesquisas qualitativas registraram que um vice do partido pode tirar votos de Serra por conta do recente escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal. No Twitter, o ex-prefeito Cesar Maia dizia não acreditar na escolha: ¿Não creio que o Paraná seja mais importante que o Brasil¿. ¿Serra não é Dunga¿, escreveu ainda Cesar.